Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO SUL - IPA

CURSO DE ENFERMAGEM

FISIOLOGIA

Chocolate and Prevention of Cardiovascular Disease: A Systematic Review

ACADEMICOS: Ana Claudia Rodrigues doNascimento da Costa
Clíssia Silva de Sá Pinto
Fabiano da Silva Pinto Correa
Jefferson da Costa Broilo
Mayara Terezinha Viana Candido

PROFESSORA: Ms. Dra. Lucila Ludimila Paula Gutierrez

PortoAlegre, 2012

ARTIGO: CHOCOLATE – PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR

INTRODUÇÃO:
O artigo aborda como tema principal, os efeitos benéficos do chocolate sobre a prevenção de doenças cardiovasculares. Otexto está direcionado ao público em geral, inclusive aos leigos, não utilizando somente termos científicos, possibilitando de modo geral, o entendimento sobre o assunto de forma clara e fazendo arelação do chocolate com a prevenção das doenças cardiovasculares.
O objetivo do artigo foi rever análises feitas sobre o assunto já em outros tempos, mantendo atualizado o estudo sobre o produto. Aabordagem sobre as doenças associadas aos problemas cardiovasculares foram pertinentes e bem descritas. Ao longo do texto, foram direcionados aos estudos e abordagem aos “ flavonoides “, antioxidanteimportante na doença vascular, esclarecendo então por qual razão o chocolate é benéfico ao coração, porque possui na composição do cacau também o efeito oxidante.

METODOLOGIA:
O método utilizado para apesquisa deixou o artigo confuso, de certo modo, pois foi muito longo o período de revisão sobre o tema, dificultando ter números adequados para comprovação do benefício do chocolate.
No nossoentender, acreditamos que um período de no máximo 20 anos de pesquisa e revisão, seriam de maior proveito, porque nos últimos tempos, temos outros fatores que interferem de maneira direita sobre as doençascardiovasculares como o estresse, sedentarismo, má alimentação, tabagismo entre outros fatores pertinentes.
No entanto o foco da pesquisa apenas em seres humanos, acaba que por restringi-la, pois...
tracking img