Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Do Livro "O Príncipe" De Maquiavel
O Príncipe
A obra, "O Príncipe", de Maquiavel é um presente dado ao Príncipe Lorenzo de Médici para servir como um guia politico. Maquiavel busca atravésde exemplos reais fundar as suas ideias sobre como deveria ser a administração de um "Principado" e sua sociedade, ou por assim dizer Estado.
Para o autor, o governante deve entender que os homenstem uma natureza maléfica e portanto deve ser sempre cauteloso com o seu povo, ou seja, o príncipe não deveria ser bom demais, pois poderia perder a sua imagem de poder e severidade, nem deveria serodiado pelo povo, temido sim, mas odiado não. O ódio levaria a revolta de sua população, e consequentemente a sua queda do poder, já o temor levaria ao respeito. Assim como, os meios de conseguir esse"respeito", ou seja, o poder de governo, propriamente dito, seriam justificados com os objetivos finais em sua trajetória, o príncipe, de acordo com Maquiavel, deve-se utilizar de todos as formaspossíveis para governar, estas incluem o uso da mentira, do golpe, da corrupção, da promoção de uma falsa imagem, entre outros desvios de conduta, pois no final tudo seria justificado e válido.
Porém,Maquiavel afasta qualquer tipo de negativismo para com o príncipe, emanado de seu povo, e portanto o soberano deve ser sempre bem visto,   deve sempre manter o seu povo ocupado e distraído com espetáculosafim de evitar revoltas, ou qualquer outra atividade conspiratória, mas o bem a população tem que ser dosado pouco a pouco para que seja bem saboreado por ela.
O autor também foca bastante naestratégia bélica, afirma que a guerra é necessária para criar o sentimento de nacionalidade na população e para a concretização do poder do príncipe sobre o território, com isso o exército é necessário paraa eliminação do inimigo do local dominado e toda violência é válida para submeter a sua vontade algo conquistado.
O uso da força, da imposição é abertamente apoiado por Maquiavel sempre que...
tracking img