Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO-FAESF
BACHARELADO EM ENFERMAGEM

RESUMO

Pedreiras-MA
2012
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO-FAESFFELICIANO ALVES DOS REIS NETORESUMOPedreiras-MA2012As fases da MeioseA meiose consiste em duas divisões consecutivas.Assim como a mitose, ela é antecedida por uma intérfase, em cujo período S o material genético é duplicado. A primeira divisão separa ospares de cromossomos homólogos, formando células haplóides. A segunda divisão separa as cromátides-irmãs.  A - Primeira Divisão da MeioseÉ chamada meiose I ou divisão I da meiose. Divide-se em fases que guardam certas semelhanças com as fases da mitose.Prófase I: De toda a meiose, é a fase mais longa. Os filamentos de cromatina, já duplicados, iniciam sua condensação. Cada cromossomo se coloca aolado do seu homólogo. O ajuste é perfeito, colocando em contato cada ponto de um cromossomo com o seu correspondente, no homólogo. Sinapse é o nome do emparelhamento, e cada par de homólogos pareados é chamado bivalente. Podem ocorrer trocas de fragmentos entre os cromossomos homólogos. São as permutações ou crossing-over. O ponto de cruzamento dos filamentos é o quiasma.Os centríolos duplicadosmigram para pólos opostos. Surgem os ásteres e o fuso acromático. Desaparecem o nucléolo e a carioteca. Com a dispersão dos cromossomos pelo citoplasma, cada um dos homólogos, de todos os pares da célula, se liga a fibras do fuso que se ligam a cada um dos pólos.Metáfase I: Os cromossomos atingem seu grau máximo de condensação. Lado a lado, os pares de homólogos ocupam o equador celular.  AnáfaseI: Tracionados pelas fibras do fuso acromático, os cromossomos homólogos são separados e se encaminham para pólos opostos, na célula.Não ocorre bipartição dos centrômeros, uma vez que as duas cromátides-irmãs seguem juntas para o mesmo pólo. O nome dessa separação dos cromossomos homólogos é disjunção ou segregação.  Telófase I: Os cromossomos descondensam-se parcialmente. A carioteca se refaz e ocitoplasma se divide, formando duas células-filhas haplóides. Entre o final da Divisão I e o início da Divisão II, pode haver um pequeno intervalo no qual não ocorre duplicação do DNA, chamado intercinese. B - Segundo divisão da MeioseA meiose II ou divisão II da meiose é semelhante à mitose, porém não é precedida pela duplicação do material genético. Seus eventos acontecem simultaneamente com asduas células resultantes da Meiose I.  Prófase II: A carioteca se fragmenta, os centríolos são duplicados e ocupam pólos opostos, na célula. Surge o fuso acromático.  Metáfase II: Os cromossomos, bastante condensados, estão na região equatorial, ligados às fibras do fuso.  Anáfase II: Os centrômeros bipartem-se, e as cromátides-irmãs se separam, tracionadas pelas fibras do fuso em direção aospólos. Note, na figura, que a anáfase I separa cromossomos homólogos, enquanto a anáfase II separa cromátides-irmãs. Telófase II: Nos pólos, a carioteca se refaz, e o citoplasma se divide. Surgem 4 células-filhas haplóides, com metade da quantidade de DNA da célula inicial. |
A mitose é o processo de reprodução celular que ocorre em grande parte das células durante parte do ciclo celular.Resumidamente, a mitose é o processo pelo qual uma célula diplóide dá origem a duas outras células diplóides, idênticas à célula-mãe e entre si. Isso quer dizer que uma célula com certo número de cromossomos (no caso humano, seriam 46) originaria outras duas células idênticas a essa, e eventualmente, iguais entre si.
A mitose está dividida em 4 fases, mas antes de estudá-las é preciso conhecer o ciclocelular, que por sua vez, está dividido em duas fases.
Abaixo seguem as fases da mitose:
1. Prófase:
Neste momento, a cromatina (DNA) que antes estava descondensada, começa a se condensar. Os centríolos (uma organela) vão afastando-se para os pólos criando fibras, chamadas Fibras do Fuso Acromático. A membrana nuclear desaparece junto com os nucléolos.
2. Metáfase:
A principal característica da...
tracking img