Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema digestores e gastrointestinal

O trato GI é um trajeto com 7 a 7,9m, que se estende desde da boca, passando pelo esôfago, estômago e intestinos, até o ânus.
O esôfago localiza-se no mediastino, na cavidade torácica, anterior à coluna vertebral é posterior à traquéia e ao coração .
O estômago situa-se na porção superior do abdome, à esquerda da linha média , exatamente abaixo daporção esquerda do diafragma.
O intestino delgado é o segmento mais longo do trato GI, contribuindo aproximadamente dois terços do comprimento total.
O intestino grosso consiste em um segmento ascendente no lado direito do abdome, A porção terminal do intestino grosso apresenta duas partes : cólon sigmóide e o reto.
Função do Sistema Digestivo
As principais funções digestivas do trato GI são asseguintes:
*Clivar as partículas de alimento na forma molecular para a digestão.
*Absorver para dentro da corrente sanguínea as pequenas moléculas produzidas pela digestão.
*Eliminar os alimentos não digeridos e não absorvidos e outros produtos residuais do corpo.
Doença do Refluxo Gastroesofágico
Algum grau de refluxo gastroesofágico (o fluxo retrógrado do conteúdo gástrico ouduodenal para dentro do esôfago) é normal em adultos e crianças. A incidência de refluxo parece aumentar com o envelhecimento.
Manifestações Clínicas: Os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) podem incluir a pirose (sensação de queimação no esôfago), dispepsia (indigestão), regurgitação, disfagia ou odinofagia (dificuldade de deglutição, a dor à deglutição), hipersalivação eesofagite.
Tratamento: Começa com ensino do paciente para evitar situações que diminuem a pressão no esfíncter esofágico inferior ou provoquem a irritação esofágica.O paciente é instruído a ingerir uma dieta hipolipídica,evitar a cafeína, tabaco, cerveja, leite, alimentos que contêm pimenta.
Gastrite
A gastrite é uma (inflamação da mucosa gástrica ou estomacal) é um problema GI comum, pode ser aguda,ou crônica. A gastrite aguda é frequentemente causada por indiscrição nutricional – a pessoa ingere alimento que está contaminado por microorganismos geradores da doença, ou que é irritante ou muito temperado. A gastrite crônica e a inflamação prolongada do estômago podem ser causadas por úlceras benignas ou malignas do estômago ou pela bactéria Helicobacter pylori.
Fisiopatologia: Na gastrite, a mucosa gástrica fica edemaciada e hiperemiada (congesta com líquido e sangue) e sofre erosão superficial. Ela secreta uma quantidade escassa de suco gástrico, contendo muito pouco ácido, porém muito muco. A ulceração superficial pode acontecer e levar à hemorragia.
Tratamento: Para neutralizar ácidos, empregam-se os antiácidos comuns (p.ex.; hidróxido de alumínio); para neutralizar umabase, utiliza-se suco de limão diluído ou vinagre diluído; A terapia é de suporte e pode incluir a intubação nasogástrica, analgésicos e sedativos, antiácidos e líquidos intravenosos. Nos casos extremos , a cirurgia de emergência pode ser necessária para remover o tecido gangrenoso ou perfurado.
Câncer Gástrico
Os homens apresentam uma incidência mais alta de cânceres gástricos que as mulheres,Uma dieta rica em alimentos defumados e pobre em frutas e vegetais pode aumentar o risco de câncer gástrico. Os outros fatores relacionados com a incidência de câncer gástrico compreendem a inflamação crônica do estômago, anemia perniciosa, úlceras gástricas, infecção por H. pylori e genética.
Fisiopatologia: Muitos cânceres gástricos são adenocarcinomas e podem acontecer em qualquer região doestômago.
Prescrições de Enfermagem: Reduzir ansiedade,promover Nutrição adequada,aliviar a dor,fornecer apoio psicossocial.
Constipação
É um termo empregado para descrever uma infrequência anormal ou irregularidade da defecação, endurecimento anormal das fezes, A constipação pode ser causada por determinados medicamentos (tranquilizante, antidepressivos, anti –hipertensivos), condições...
tracking img