Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neonatologia


Teste de triagem neonatal /Diagnóstico Precoce / "Teste do Pezinho

1-DEFINIÇÃO E CONSIDERAÇÕES:

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que como finalidade detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infeciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo retardo mental. As patologias diagnosticadas podem ser tratadas comsucesso desde que venham a ser tratadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas.

Existem três tipos de teste: Básico, Ampliado e Plus. No ano de 2001, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Assistência à Saúde, empenhou-se na reavaliação da Triagem Neonatal no SUS, ocorrendo na publicação da portaria ministerial (Portaria GM/MS n.º 822, de 6 de
junho de 2001) que criou o ProgramaNacional de Triagem Neonatal (PNTN).

É um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito (glândula tireoide do recém-nascido não é capaz de gerar quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – 1traço falcêmico e doençafalciforme).

O Teste do Pezinho deve ser realizado em todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família. Nos dias atuais, o teste é obrigatório
por lei em todo o território nacional. O teste do pezinho é obrigatório por força de Lei Federal, (Lei8069 de 13/07/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente) prevê que todos os hospitais e serviços de saúde realizem gratuitamente o exame considerado básico em até uma semana depois do nascimento da criança. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o Teste do Pezinho anteriormente.

2-LOCAL DA COLETA: O local de punção para coleta dematerial para realização deste teste foi padronizado, internacionalmente, como sendo a face lateral do calcâneo, direito ou esquerdo. Como toda padronização, esta norma deve ser obedecida para que se possa identificar os bebês que colheram o teste através da informação do local de coleta. Ou seja, não existe outro exame na rede pública de saúde que seja colhido neste local.

3-MATERIAL PARA ACOLETA DO TESTE DO PEZINHO:
- Luvas de procedimento;
- Recipiente com álcool a 70%;
- Pacotes de gaze esterilizada ou algodão;
- Lancetas esterilizadas descartáveis, com ponta triangular;
- Envelopes com papel filtro;
- Pregadores de roupa;
- Caneco de alumínio (capacidade de 1 litro);
- Ebulidor elétrico;
- Bolsa de água quente (20 X 25cm);
- Garroteador de borracha (o mesmo para punçãovenosa).

4-PROCEDIMENTO:

1)Registro de dados;

2)Aquecimento do pezinho, se houver necessidade c/ bolsa de água morna;

3) Posição e Antissepsia: O responsável deve ficar em pé e segurar a criança em posição vertical (de arroto) ou inclinada (de mamada).
A pessoa responsável pela coleta deve estar sentada, de maneira que haja facilidade em obter o material em todo o procedimento. Apósretirar a bolsa de água quente, realizar a anti-sepsia com álcool a 70% embebido em algodão ou gaze.

4) Punção: local e técnica:

- Proceder a lavagem das mãos e calçar as luvas de procedimento.(normas de biossegurança)
- Envolver o pé e o tornozelo da criança com os dedos indicador e polegar, deixe apenas a área do
calcanhar exposta, que será puncionada a ser puncionada.
- A punção deveser feita em uma das áreas laterais da região plantar do calcanhar, a fim de evitar o
acometimento do osso calcâneo.
- Depois de proceder a anti-sepsia e a secagem do álcool, perfundir toda a porção triangular da
lanceta (ponta) no local escolhido, realizando um pequeno corte, pouco profundo. Fazer de forma
leve um movimento de rotação para a esquerda e para a direita com a lanceta, para...
tracking img