Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRUNO (INTRODUÇÃO)
ACIDENTES DOMÉSTICOS COM CRIANÇAS
A curiosidade normal na infância leva as crianças a tocar tudo o que encontram e as expõe a diversos riscos. A maioria dos ferimentos ocorre dentro de suas casas. Os mais comuns são: esmagamentos de dedos e mãos por portas e janelas, queimaduras, (elétricas, químicas e por fogo) e cortes com vidros e objetos cortantes.
A cada ano sãoregistradas 6 mil mortes e mais de 140 mil internações de crianças abaixo de 14 anos vitimas de acidentes domésticos, o que representa um custo de 63 milhões de reais para o Serviço Único de Saúde – SUS. Medidas preventivas simples poderiam reduzir esse número em até 90%.Além do custo econômico, há um custo social, que se refere ao sofrimento e a dor que são impostos a uma criança em função dosacidentes.
Os acidentes infantis registram maior ou menor incidência de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento motor da criança. Os responsáveis devem estar atentos, seja dentro de casa ou em ambientes sociais a potenciais situações de riscos e assim evitar danos irreparáveis.

DANIELA
ACIDENTES CAUSADOS POR FAIXA ETÁRIA E SUAS PREVENÇÕES
0 A 6 MESES - Nesta fase, os principais traumascausados são:
- Queimadura pela água do banho quente demais para a pele do bebê
- Ingestão de pequenos objetos
- Quedas das mesas de troca e asfixia por cobertores e travesseiros.
PREVENÇÕES:
- Testar a água com o cotovelo antes de colocar o bebe no banho
- Evitar beber líquidos quentes com o bebe no colo
- Dar ao bebe somente brinquedos grandes e resistentes, sem pontas, arestas e peças soltas.- Na hora de trocar, deixar todos os objetos necessários o mais próximo possível.
- Evitar travesseiros fofos e cobertores pesados.

7 AOS 12 MESES – Nesta fase as crianças começar a engatinhar, a ficar em pé e andar. Também é nesta fase que começam a colocar tudo que vêem na boca. O lugar mais perigoso nesta fase é a cozinha onde dá acesso a líquidos e alimentos quentes, fios elétricos, fornoe fogão, remédios, venenos, produtos de limpeza e demais substâncias tóxicas. As escadas nesta fase também é um dos fatores de acidentes.
PREVENÇÕES:
- Remédios, venenos, produtos de limpeza devem sempre ser mantidos em embalagens originais e locais altos e fechados.
- Para evitar quedas, é indicado bloquear as escadas com portas e portões e baixar o estrado da cama.
- Proteger as tomadas.Carla
1 A 3 ANOS -Nesta fase as crianças abrem portas e gavetas, escalam móveis, correm e não tem nenhuma consciência do perigo.
PREVENÇÕES:
- Recomenda-se o uso de copos e pratos plásticos.
- Eliminar ou proteger móveis com quinas e bordas cortantes.
- Colocar tapetes antiderrapantes no banheiro.
- Colocar grades nas janelas.

3 A 5 ANOS – As crianças nesta faixa etária aceitam erespondem as orientações dos adultos, mas ainda são impulsivas. As crianças já interagem com outras, tem mais equilíbrio para correr e começam a se arriscar a atravessar as ruas. Já sobrem em árvores, ficam em pé em balanços, as brincadeiras são mais violentas e já conhecem frascos de remédios.
PREVENÇÕES:
- Maior vigilância e muita orientação.

FERNANDA
6 A 12 ANOS – As crianças nesta fase explodemem energia e estão em constante movimento. Sempre iniciam tarefas que não conseguem concluir, são autoritárias e sensíveis. Gostam de mais aventuras, são curiosas com relação ao funcionamento das coisas, são mais observadoras, acham que sabem de tudo, indiscretas e argumentadoras, querem sempre ser aceitas nos grupos e procuram muitas vezes atitudes radicais.
Às vezes tentam imitar seus ídolos ouheróis infantis simulando situações de perigo.
PREVENÇÕES:
- Na cozinha sempre deixar cabos de panelas para o lado de dentro do fogão, facas, tesouras e objetos pontiagudos sempre manter em lugares de difícil acesso. Não deixar que manuseiem eletrodomésticos como: batedeiras, liquidificador, processador de alimentos.
- Produtos químicos, materiais de limpeza e inflamáveis devem ser mantidos...
tracking img