Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
Os seres vivos são divididos em reinos. A microbiologia estuda os seres que não são visualizados a olho nu.
* REINO MONERA – Seres procariontes
Bactérias, micoplasmas e algas unicelulares
* REINO PROTISTA
* REINO FUNGI
* REINO ANIMALIA
Os vírus e agentes infecciosos subvirais, não são considerados seres vivos, porém são estudados pelamicrobiologia, numa disciplina chamada de virulogia.

TIPOS DE ALGAS UNICELULARES
Entre as algas unicelulares destacamos três grupos:
* Euglenófitas
* Bacilariófitas
* Pirrofitas
A Euglena viridis é um exemplo das algas euglenófitas, possui predominantemente o pigmento verde da clorofila. Quando sua reprodução é intensa, a água pode adquirir uma coloração esverdeada.
As bacilariófitasvivem na água doce ou salgada. Em sua maioria, são representadas pelas diatomáceas. Diatomáceas que são constituídas de sílica, os restos da parede celular destas algas mortas podem se depositar no fundo do ambiente aquático e formar uma material rico em sílica conhecido como diatomito. O diatomito pode ser utilizado na confecção de certos cosméticos e pastas de dente; abrasivo fino para polimento deobjetos de prata e fabricação de tijolos usados em construção civil.
As pirrófitas também conhecidas como dinoflagelados, por serem dotadas de dois flagelos, as pirrófitas são algas unicelulares geralmente marinhas. As algas Dinoflagelados,são as chamadas algas vermelhas responsáveis pela maré vermelha quando proliferam excessivamente, devido as condições favoráveis como mudanças detemperatura, alteração da salinidade, despejo de esgotos diretamente no mar.
A mudança da cor da água vai do amarelo, alaranjado, vermelho ou marrom porque são microorganismos caracterizados pela presença de vários pigmentos.
É considerado um fenômeno importante do ponto de vista ecológico e econômico, pois consomem muito oxigênio na sua reprodução produzindo toxinas responsáveis pela morte de peixes, osmoluscos podem acumular estas toxinas e atingir o homem e outros mamíferos através de sua ingestão. Os efeitos das toxinas são os mais diversos como, formigamento e dormência da face, braços e pernas, queimação, paralisia respiratória, náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal, paralisação dos lábios, língua e garganta, dores musculares, vertigem.

DOENÇAS HUMANAS VIRAIS
Como os vírusutilizam-se dos mecanismos celulares de seu hospedeiro para se reproduzir, são microorganismos difíceis de combater. Os tratamentos medicamentosos para infecções virais são limitados, o mais comum é utilizar de tratamentos sintomáticos, como descanso, hidratação e analgésicos, com o intuito de reduzir os incômodos causados pela maioria das doenças virais, principalmente infecções respiratórias.
Podemoscitar alguns vírus patogênicos, como Adenovírus, Arenavírus, Bunyavírus, Coronavírus, Filovírus, Flavivírus, Norovírus, Ortomixovírus, Papovavírus, Paramixovírus, Parvovírus, Picornavírus, Poxvírus, Reovírus, Retrovírus, Rabdovírus e Togavírus.
Principais viroses humanas: gripe, hepatite (A, B e C), caxumba, sarampo, varicela (catapora), SIDA, raiva (hidrofobia), dengue, febre amarela,poliomielite (paralisia infantil), rubéola, herpes, pneumonia.
GRIPE E RESFRIADO
O resfriado é uma infecção branda das vias aéreas superiores, sendo causado por vários tipos de vírus, o mais comum é o Rinovírus. Os sintomas mais comuns são tosse, coriza e espirros. Tem duração de 5 a 7 dias.
A gripe é uma infecção das vias aéreas causada pelo vírus Influenza (A, B, C e D). Possui sintomas mais acentuadoscomo febre alta, calafrios, coriza intensa, dor de garganta e mialgia.
CAXUMBA
Chamada de parotidite, doença transmitida pelas gotículas salivares. Causa aumento das glandular salivares, dor de cabeça, mialgia e disfagia.

SARAMPO
É a mais importante doença exantemática, causa febre alta, tosse, conjuntivite, coriza e exantema maculopapular generalizado. É transmitida pelas gotículas...
tracking img