Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O aparelho digestivo ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. Sistema Digestório é constituído pelotubo digestivo e suas glândulas anexas, sua função é retirar os nutrientes indispensáveis dos alimentos ingeridos, para o desenvolvimento e manutenção do organismo.

Citando como exemplo direcionado da área de estudo, pode se relatar a Síndrome do Intestino Irritável (SII), onde há um desiquilíbrio fisiológico do funcionamento do sistema digestivo, acarretando sérios problemas na saúde doindividuo portador desta patologia. Desta forma torna se necessário o entendimento correto da fisiologia do sistema digestório.
2 REFERENCIAL TEÓRICO

O sistema digestório, tem como característica a obtenção de nutrientes essenciais à manutenção do corpo humano, dos alimentos ingeridos. Formado por um conjunto de órgãos, entre eles, boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e ânus, quetêm por função a realização da digestão (TORTORA, 2000).
Os dentes e a língua preparam o alimento para a digestão, através da mastigação, sofrendo ação das glândulas salivares que secreta a saliva, contendo enzimas responsáveis por digerir o alimento (como a amilase), além de neutralizar substâncias. O bolo alimentar, através do peristaltismo chega ate o estômago, misturando se com a secreçãoestomacal, o suco gástrico, transformando o bolo alimentar no quimo (GUYTON e HALL, 2002).
O quimo, aos poucos é liberado no intestino delgado, sofrendo ações do suco pancreático, e da bile, hidrolisando a maioria dos alimentos. A mucosa do intestino delgado secreta o suco entérico, dando sequência à hidrólise das proteínas. Nesta fase o quimo se transforma em quilo. A maioria dos nutrientessão absorvidos pela mucosa do intestino delgado, de onde passam para a corrente sanguínea.
No intestino grosso, ocorre a absorção da água e o muco secretado pelas glândulas da mucosa lubrifica as fezes, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus. Existem diversas bactérias que vivem em mutualismo no intestino grosso, responsáveis por dissolver os restos alimentícios não assimiláveis,reforçar o movimento intestinal e proteger o organismo contra bactérias estranhas, geradoras de enfermidades.
Como uma das diversas patologias do sistema digestório pode ser citado a Síndrome do Intestino Irritável (SII), caracterizada por um transtorno gastrintestinal funcional crônico no qual há desconforto ou dores abdominais recorrentes e modificação na frequência de evacuação (CHEHTER; DOMINGUES,2009). Apresenta como sintomas inchaço abdominal, alteração nas fezes, eliminação excessiva de gases, dificuldades em eliminar gases e sensação de evacuação incompleta, além da diarreia ou de constipação (SANTOS, 2006).
Segundo CESAR et al., 2009, a exata causa da SII não é bem estabelecida podendo ser desde distúrbios absortivos a fatores psicológicos. Esta síndrome pode ser confundida com aconstipação funcional, não havendo distinção significativa nos resultados obtidos através de exames de fisiologia ano retal, como a manometria.
Um dos principais critérios de diagnóstico é a presença de dor ou desconforto abdominal que ocorra com frequência de três ou mais dias por mês, nos últimos três meses ou presente há pelo menos seis meses, acompanhada de alívio com a defecação e/ouassociado à mudança na frequência defecatória e/ou associado à mudança na forma das fezes. A SII pode causar irritabilidade, cansaço, alteração no sono, tensão, diminuição do interesse sexual e dor de cabeça (DORSA et al., 2007).
De acordo com estudos realizados por SANTOS et al., 2006, há uma correlação entre a SII com a Síndrome do Ceco Móvel, havendo semelhança nos sintomas, e podendo utilizar...
tracking img