Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antioxidantes no tratamento do envelhecimento cutâneo
Setembro/Outubro 2011
O envelhecimento caracteriza-se pelo desgaste dos vários setores do organismo humano, gerando funcionamentosinadequados, que culminam em alterações incompatíveis com a vida. São muitas as teorias que tentam explicar o mecanismo do envelhecimento, mas nenhuma delas compreende, satisfatoriamente, a gênese completadesse processo.

A teoria dos radicais livres também pode explicar o desgaste de vários órgãos do corpo humano. Os radicais livres são moléculas que, em sua órbita externa, apresentam elétronssolitários ou não pareados, sendo, portanto, instáveis ou reativos.

Para atingir a estabilidade, essas moléculas captam elétrons de outras moléculas químicas e de componentes vitais, como DNA, elementoscitoesqueléticos, membranas e proteínas celulares. A peroxidação lipídica, uma das sequelas geradas pela ação dos radicais livres, causa danos às membranas celulares e leva ao envelhecimento da pele, àaterosclerose e a outros sinais de envelhecimento. Além do envelhecimento cutâneo, as espécies reativas de oxigênio estão implicadas nos processos de fotoenvelhecimento, carcinogênese e inflamação.Os radicais livres são formados naturalmente pelo metabolismo humano, mas fatores como a poluição do ar, o tabagismo, a exposição à radiação, a falta de exercícios físicos, a ingestão de álcool,processos inflamatórios e a ingestão de certas drogas ou materiais pesados podem também ser fontes de espécies reativas, como superóxidos, ânion hidroxila, peróxido de hidrogênio e unidade simples deoxigênio.

O mecanismo de defesa antioxidante do organismo tem como principal função inibir ou reduzir os danos causados às células pelas espécies reativas de oxigênio. Existe uma grande variedadede substâncias antioxidantes, as quais podem ser classificadas em função da sua origem ou localização em: antioxidantes dietéticos e antioxidantes intra e extracelulares. O mecanismo de ação dos...
tracking img