Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A Tuberculose continua sendo um grande desafio para a saúde pública nos serviços ambulatoriais e dentro dos hospitais. As dificuldades para o diagnóstico das formas extra pulmonares e pulmonares pauci-bacilíferas tanto quanto as limitações para o tratamento de pacientes com diversas co-morbidades e para a prevenção da infecção persistem apesar de todos os avanços médicos observadosnas últimas décadas. O reconhecimento da importância da doença no ambiente hospitalar foi um passo importante para o controle da disseminação dentro desses ambientes principalmente porque a transmissão nem sempre é óbvia devido às peculiaridades patogênicas do Mycobacterium tuberculosis, com sua típica evolução crônica.

Conceito

A tuberculose chamada antigamente de peste cinzenta, é conhecidatambém em português como tísica pulmonar ou doença do peito é uma das doenças infecciosas documentadas desde a mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais.
A tuberculose chamada antigamente de peste cinzenta, é conhecida também em português como tísica pulmonar ou doença do peito é uma das doenças infecciosas documentadas desde a mais longa data e que continua a afligira Humanidade nos dias atuais.
A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social.
“É uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis. Pode ser aguda ou crônica e geralmente envolve os pulmões, porém pode disseminar-se para outras partesdo organismo (gânglios, pleura, cérebro e ossos).

Etiologia
As bactérias causadoras da tuberculose pertencem à família Mycobacteriaceae, gênero Mycobacterium. São bastonetes curtos aeróbicos, imóveis, não capsulados, não flagelados, apresentando aspecto granular quando corados, medindo de 0,5 a 7,0 m de comprimento por 0,3 m de largura,sendo a álcool-ácidoresistência a sua propriedade mais característica. No entanto, muitas dessas características, inclusive a tintorial, superpõem-se nos gêneros Mycobacterium, Nocardia, Rhodococcus e Corynebacterium. Três espécies de hospedeiros contribuíram para a perpetuação da tuberculose através dos séculos: o bovino, o homem e as aves em geral. As micobactérias do complexo M. tuberculosis (M.tuberculosis, M. bovis e M. africanum) são as principais causadoras da tuberculose nos mamíferos. O M. bovis tem um amplo espectro de patogenicidade para as espécies domésticas e silvestres, principalmente bovinos e bubalinos, e pode participar da etiologia da tuberculose humana. A doença humana causada pelo M. bovis é também denominada tuberculose zoonótica. O M. tuberculosis é a principal causade tuberculose no ser humano. Pode infectar bovinos, porém não causa doença progressiva nessa espécie; todavia, ocasionalmente, pode sensibilizá-los ao teste tuberculínico. O M. avium é o causador da tuberculose em várias espécies de aves e é integrante do complexo MAIS (M. avium, M. intracellulare e M. scrofulaceum). As micobactérias do complexo MAIS causam lesões granulomatosas nos linfonodosdo trato gastrointestinal de suínos, a linfadenite granulomatosa, que leva a sérias perdas no abate desses animais. No ser humano, a infecção pelas micobactérias do complexo MAIS tem importância para os indivíduos com deficiência imunológica. As micobactérias do complexo MAIS não são patogênicas para os bovinos e bubalinos; entretanto, provocam reações inespecíficas à tuberculinização, dificultandoo diagnóstico da tuberculose nessas espécies.


Tipos

Tuberculose pulmonar negativa – quando apresentam:
duas baciloscopias negativas, com imagem radiológica sugestiva e achada clínicos ou outros exames complementares que permitam ao médico efetuar o diagnóstico de tuberculose.
Atenção: Antes de se optar por um diagnóstico de tuberculose pulmonar sem confirmação bacteriológica...
tracking img