Enfermagem e obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução.............................................................................3
2. Justificativa...........................................................................5
3. Hipótese.................................................................................6
4. Objetivos................................................................................
4.1.Geral.............................................................................7
4.2. Específicos....................................................................8
5. Metodologia da pesquisa.......................................................9
6. Cronograma...........................................................................10
Referenciasbibliográficas..........................................................11

1. Introdução

A obesidade já é um mal do século XXI, uma doença que se alastra pelo mundo e atinge cada vez mais pessoas, não somente em países desenvolvidos, mas também em países em desenvolvimento.
Com a chegada da globalização observa-se que as pessoas deixaram de se preocupar com alimentação, trocando seus hábitos alimentares para comidas processadas e defácil preparo. Outro fator que predispõe o aparecimento da obesidade é o estresse evidente que muitos enfrentam no dia a dia e a falta de prática de atividade física regular, além do fator genético. E como a incidência de sobrepeso é maior em mulheres na idade fértil vê-se um grande problema, pois ao engravidarem pode ver um agravo maior no problema já existente ou uma predisposição para o surgimentoda enfermidade.
A gravidez é um momento de profundas alterações psicológicas, sociais e biológicas que afetam as responsabilidades, liberdades, valores, prioridades, estado social, relacionamento e auto-imagens dos pais. Cabe então a enfermagem a adaptação desta família ao novo membro que esta chegando, tirando duvidas e preocupações. (Cabral, Figueiredo e Azevedo, 2005). Define-se como riscogestacional qualquer patologia ou condição biológica que possa prejudicar a boa evolução da gestação, do trabalho de parto e do puerpério. (Sabatino, 1984)
É no atendimento pré-natal que a enfermagem irá analisar e constatar todos os aspectos da gestação, verificar a saúde materna e fetal. Se a mulher já possui um histórico de obesidade, as condições de vida a que está habituada e os distúrbios quepodem existir, irão caracterizar essa gravidez como de alto risco.
Vários estudos realizados verificaram que o crescimento intra-uterino está diretamente ligado ao estado nutricional pré-gestacional. O ganho de peso ponderal durante a gestação a altura e o peso da gestante antes da gravidez irá influenciar o crescimento do feto. Por isso a grande importância de procurar o mais cedo possível umatendimento pré-natal e, a equipe de enfermagem realizar rigorosamente a anamnese da gestante, procurando orientá-la quanto a melhor forma de contornar essa situação e garantir que o atendimento prestado seja o melhor possivel para o desenvolvimento da gravidez (Gomes, Tomasetti e Souza, 2007).
Se toda a equipe de enfermagem está ciente da importância de se realizar seriamente todos osprocedimentos durante a gestação, por que tantas gestantes com gravidez de risco são comumente negligenciadas? Qual a maior dificuldade encontrada pelos profissionais de enfermegem ao se deparar com uma gestante obesa?

2. Justificativa

Segundo a OMS a obesidade é um dos maiores e mais visíveis, porem negligenciados problemas de Saúde Publica do mundo. E dados do Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE) revelam que houve um aumento de 50% no número de mulheres com excesso de peso e Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 25 kg/m² nos últimos 30 anos.
Muitos profissionais da saúde relatam grandes dificuldades ao se deparar com um paciente obeso. Não seria diferente com as gestantes. Muitas destas pacientes as vezes nem imaginam que estão grávidas, ou então verifica-se a...
tracking img