Enfermagem e espiritualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO

A espiritualidade está nos nossos atos, está na coerência entre nossas ações e nossos pensamentos, está na compaixão pelo ser humano. Assim, ao cuidar do outro, cuidaremos de nós mesmos.

O ser humano precisa se preparar para cuidar de outro ser humano. Não há como cuidar da espiritualidade do outro se a do próprio profissional não estiver desenvolvida.

Espiritualidade:qualidade do que é espiritual; necessidade humana básica aliado ao propósito de vida do ser humano; atitude a partir da qual o ser humano se sente ligado ao todo.

Enfermagem: é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe, atividades de promoção, proteção,prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.

INTRODUÇÃO

O termo “espiritualidade” é derivado da palavra “espírito”, sujo significado em latim é “respiração”. O estar vivo sempre foi associado à respiração. Assim, outro sentido da espiritualidade seria o sopro de vida, algo maior que nós e que nos leva a manter a vida e a lutar pela manutenção com coragem, fé e esperança, que alguns definem comoalma.

Religiosidade e espiritualidade não são sinônimos, sendo que a religiosidade envolve sistematização de culto e doutrina compartilhados por um grupo. A espiritualidade está relacionada a questões sobre o significado e o propósito da vida, com a crença em aspectos espiritualistas para justificar sua existência e seus significados.

CONCEITO DE ESPIRITUALIDADE

Conceituar aespiritualidade é uma tarefa complexa, pois envolve significados individuais e coletivos, propósitos e valores humanos, tais como honestidade, compaixão, amor, cuidado, sabedoria, entre outros. De forma bem ampla, a espiritualidade pode ser entendida como o propósito de vida do indivíduo, ou seja, aquilo que move o ser humano adiante.

A espiritualidade nos leva à transcendência, significa ultrapassar anecessidade de usar máscaras para descobrir o seu eu interno, é se deparar com você mesmo no mais íntimo do seu ser e alcançar a tranquilidade de não se manter cheio de rótulos, modismos, regras e passar a viver na busca da felicidade, equilíbrio e a paz interior.



Para muitos quando se fala em espiritualidade logo se associa com a religião, especificamente com alguma religião, na verdadenão é bem isso, não importa de qual religião você pertença e muito menos qual a sua crença, o importante é encontrar a paz dentro de cada um, levando a um mesmo ser que é Deus.

ESPIRITUALIDADE NA ENFERMAGEM

Será que espiritualidade tem algo a ver com a enfermagem? Achamos que não, mas nos enganamos, pois tem a ver sim.

A espiritualidade tem a ver com a pessoa humana, um modo de viverque busca alcançar a capacidade de superar os limites normais. Na enfermagem também é assim, mas só para aqueles que realmente gostam do que fazem, pois precisamos ter compaixão, ou seja, a simpatia, é tentar compreender o outro, ter sensibilidade diante do sofrimento alheio como se fosse seu próprio sofrimento.

Mas em nosso dia a dia como trabalhadores da saúde, talvez possamos levar a paz aquem precisa com pequenos gestos. Presentear um doente com um sorriso, com afetividade pode ser mais curador do que um medicamento. A espiritualidade está nos nossos atos, está na coerência entre nossas ações e nossos pensamentos.

Assim sendo, a espiritualidade tem tudo a ver com a enfermagem, profissionais de enfermagem devem aprender a cultuar-se como seres sagrados e enxergar no doente um sersagrado, que aquele corpo ali deitado e adoentado é muito mais do que um corpo, é um SER, um semelhante, que merece todo o respeito, que merece ser reverenciado para que se lembre que ele também é sagrado, que ele é importante. Lidamos com coisas muito maiores do que podemos imaginar. Quando cuidamos de alguém, estamos cuidando do mundo, pois estamos cuidando para que um ser se restabeleça e...
tracking img