Enfermagem veterinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SAUDE ORAL NO CÃO



~

SAUDE ORAL NO CÃO

ÍNDICE

1.INTRODUÇÃO…………………………………………………………………..........4
2.ANATOMIA DENTÁRIA…………..………………………..……………………….5
3.ETIOLOGIA…………………………….......................................................................6
4.PATOGENIA………………………………...…………………..................................7
4.1. Fases da doença…………………………....………………………………………..8
4.2. Placabacteriana…..…………………………...…………………………………….8
4.3. Cálculo…………….……………..………………………………………………….9
5. SINAIS CLÍNICOS….…………………...……………………………………..…....9
6. PREVENÇÃO E PROFILAXIA………………………………………………..….10
6.1. Escovagem dos dentes…………...…………………………………………..…….11
7. CONCLUSÃO………….……………………………………………………………11
8. BIBLIOGRAFIA……………………….……...…………………………………….13

1. INTRODUÇÃO

O documento mais antigo que fala sobre ahigiene bucal, remonta às primeiras civilizações e data do ano de 1550 a.c., relatando o tratamento com cominho e mel para o tratamento de abcessos e gengivites (Gouveia, 2009).
Já na antiga China, 600 anos a.c. se preocupavam com a odontologia. As primeiras referências vinham de um livro, “Zuo Zhuan”, que ensinava a forma de diferenciar a idade dos cavalos através dos dentes incisivos. Já oschineses achavam que os dentes tinham relação com órgãos internos como o fígado, rins e os órgãos de reprodução (Gouveia, 2009).
Durante a primeira metade do século vinte, o cavalo foi o foco de maior interesse da odontologia veterinária talvez por ser muito importante para o desenvolvimento do homem através do trabalho e também na conquista de novos territórios. A odontologia começa a ter cada vezmais um papel importante e a ser uma especialidade (Gouveia, 2009).
A higiene bucal é de extrema importância para o animal, tanto a nível de saúde como também a nível estético, mas o desconhecimento da importância desta, por parte dos proprietários, é outro factor preocupante (Marcela, 2009). A higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outrosproblemas da boca, além de ajudar a prevenir o mau hálito (halitose). Os benefícios de um bom programa de higiene oral são tão importantes para o humano como para o cão. A única diferença é que este último precisa da ajuda do seu dono (Gouveia, 2009).
A cavidade oral, os dentes e tecidos associados são estruturas de fundamental importância para a sanidade de todos os animais, sejam domésticos ouselvagens. Em geral, o diagnóstico da maioria das enfermidades odontestomatológicas pode ser realizado exclusivamente com base no exame físico de tais estruturas (Gouveia, 2009).
Sendo a odontologia veterinária ainda muito recente, um dos problemas mais comuns que afecta os animais de companhia, tendo uma prevalência de cerca de 80 a 85 %, é a acumulação de placa bacteriana. A presença de bactériasna placa dentária desencadeia uma resposta inflamatória no tecido envolvente (tecido periodontal). Esta é composta por bactérias numa matriz de glicoproteinas salivares e polissacarídeos extracelulares. A matriz está fortemente aderente à superfície do dente (Gouveia, 2009). A gravidade da doença periodontal está correlacionada com a quantidade de odontólitos presentes nos dentes, bem como com aidade do animal. (Gouveia, 2009). Como consequência surge a doença periodontal, que vai ser o tema deste trabalho.
O melhor programa é aquele que começa desde cachorro, familiarizando o animal com o sabor da pasta e a inevitabilidade da escovagem diária de dentes e gengivas, a fim de prevenir a doença periodontal que ao instalar-se se torna irreversível. Hoje em dia torna-se cada vez mais fácileste processo pois existem no mercado variadas formas de “escovar” os dentes do cachorro, como por exemplo biscoitos próprios para o efeito (Gouveia, 2009).

2. ANATOMIA DENTÁRIA

Os dentes são estruturas que estão localizadas nos alvéolos dos ossos incisivos, do osso maxilar e da mandíbula (San Román, 1998).
Os cães nascem desprovidos de dentes. Os dentes de leite ou deciduais, nascem na...
tracking img