enfermagem obstetricia-exami fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Exame fisico em obstetrícia- Abdome
A palpação é muito importante sendo também obrigatório no exame da gestante para identificar características palpatórias das diferentes partes do feto durante toda a gestação podendo apreciar as modificações do útero. Fora da gravidez o útero apresenta uma característica e durante a gravidez apresenta outras características mostradas na tabela as seguir:Modificações
Fora da Gravidez
Durante a Gravidez
Forma
piriforme
Esférica-Globosa-Ovoide
Volume
Pesa- 50g
Capacidade- 6 á 7 ml
Mede- 7cm

Pesa- 1000g
Capacidade- 5000 a 6000 ml
Mede- 36 cm
localização
Intrapélvico

Nos primeiros dois meses intrapélvicos; no 3ª mês já pode ser palpado estando a meia distância entre a sínfise púbica e a cicatriz umbilical no 7ª mês entre a cicatrizumbilical e o xifistermo no termo junto ás redobras costais duas durante as semanas antes do parto ocorre a INSINUAÇÃO e o fundo uterino abaixa de 2 á 4cm, nas primigestas.
Posição
Várias posições
Fundo voltado para frente e o colo para trás.
consistência
Consistência firme
Consistência-cisto elástica
o-pastosa, característica do amolecimento da parede uterina.
Regularidade da paredeuterina
Não palpável
Superfície lisa e regular.

Características palpatórias das diferentes partes do feto:
Polo cefálico: apresenta forma esférica, da superfície regular, resistente e irredutível.
Polo pélvico: é mais volumoso, forma esferoide, de superfície irregular, resistente mas redutível.
Dorso: superfície convexa, consistente firme, contínua.
Pequenas partes: pequenas saliênciasmóveis( estão ao lado oposto do dorso).
Técnicas de palpação:
1- Medidas preliminares: Preparo psicológico da gestante, esvaziamento prévio da bexiga, gestante comodamente deitada em decúbito dorsal, abdome descoberto desde o monte de vênus até o epigástrico, fazendo bom relaxamento muscular e com o membro em extensão.
NOTA: O examinador palpa com as mãos aquecidas e de maneira suave, para nãoprovocar reação ao contato com a pele do abdome.
2- Procedimento e técnica: Palpação do conteúdo uterino é importante reconhecer o feto que nele se encontra. Consideremos as seguintes fases palpatórias usando a técnica francesa:
1ª- tempo- Exame da escava
2ª- tempo- Exame do fundo uterino
3ª- tempo- Exame do dorso
NOTA: Durante o exame da escava , o examinador faz a manobra de Lateralização paraavaliar o grau de encaixamento através do “rechaço” do líquido amniótico.

3- Técnica alemã:
1ª- tempo- Exame do fundo do útero
2ª- tempo- Exame do dorso
3ª- tempo- mobilidade
4ª tempo- Exame da escava
Nota: O 3ª tempo é realizado quando a gestante se queixa de contrações, ou quando se encontrar a partir da 38ª semana gestacional para verificar o grau da insinuação da apresentação.Exame do fundo do útero:
Delimitamos o fundo do útero com ambas as mãos que se dispões encurvadas, procurando reconhecer com a face palmar, o contorno do fundo do útero e a parte fetal que ocupa. Na maioria dos casos sente se o polo pélvico.

Exame do dorso:
Procuramos deslizar as mãos, do fundo uterino em direção ao polo inferior do órgão, cuidando de sentir o dorso fetal e as pequenas partesde um ou outro lado do útero.

Exame da escava: Técnica alemã
Durante esse exame através da manobra de Leopold, visa a exploração da mobilidade do polo que apresenta em relação com o estreito superior. O polo cefálico é apreendido entre o polegar e dedo médio da mão direita do examinador, imprimindo-lhe movimentos de lateralidade que indicam o grau de encaixamento da apresentação da bacia.Quando alta e móvel a apresentação, esse polo balança de um lado para outro. Este tempo é conhecido como manobra de Leopold.

Técnica francesa:
Durante esse exame pode-se observar o grau de encaixamento do polo através da manobra de lateralização. O examinador volta suas costas para a cabeça da gestante, colocando as mãos sobre as fossas ilíacas, caminhando em direção ao hipogástrico...
tracking img