Enfermagem evolução do exercicio profissionall

1237 palavras 5 páginas
QUAL A FUNÇÃO DO CORDÃO UMBILICAL

Antes do nascimento, o feto recebe oxigênio e nutrientes necessários para a sua formação e desenvolvimento através da placenta e cordão umbilical, os quais também removem o dióxido de carbono produzido pelo trabalho celular.
A placenta, vital para o feto, se forma como um órgão especial para servir a ele. Serve como pulmão, trato intestinal e rins para o feto na vida intrauterina, funcionando como um órgão para troca de nutrientes e produtos degradados entre a mãe e o feto. Funciona também como um órgão endócrino, produzindo hormônios necessários para a manutenção da gravidez. A saúde e algumas vezes a sobrevivência do feto dependem do funcionamento eficiente da placenta durante a gravidez.
O cordão umbilical constitui um elo entre o feto e a placenta sendo formado por três vasos sanguíneos entrelaçados, sendo uma veia que leva o sangue limpo e oxigenado da placenta para o feto e duas artérias que conduzem o sangue venoso desoxigenado de volta para a placenta.
O sangue venoso fetal chega até a placenta através de duas artérias umbilical que se ramificam dando origem aos vilos coriônicos. Nesse vilo o sangue fetal perde C02, ganha oxigênio e volta ao feto, por meio da veia umbilical.
A circulação no feto é diferente da circulação do adulto. O sangue oxigenado, proveniente da placenta, chega até o feto pela veia umbilical a qual e através dos Ductus Venosos, é distribuído por toda circulação fetal.

Após o nascimento espera-se cessar todas as pulsações do cordão umbilical, então, o mesmo é seccionado sendo realizada, em seguida, a laqueadura, que consiste na colocação de um clampe especifico que impede o sangramento protege o coto durante o processo de cicatrização que ocorre em um prazo de aproximadamente sete dias. Após a cicatrização o coto cai, deixando apenas uma cicatriz conhecida como umbigo.
Esse coto deve ser mantido limpo e seco até sua queda.

COMO ERA FEITO ANTIGAMENTE A HIGIENIZÇÃO DO COTO UMBILICAL

Relacionados