Enfermagem: emprego de alto risco para acidentes com material perfurocortante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENFERMAGEM: EMPREGO DE ALTO RISCO PARA ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO




Isabela Dal Pont Vier¹
Edna Slob²
RESUMO

O presente artigo visa compreender a causa de acidente com materiais perfuro cortante entre os profissionais da enfermagem. Trata-se de uma revisão de literatura com busca bibliográfica no LILACS, BIREME e SCIELO. Embora não seja uma estratégia de esclarecimento, sãofatos que impactam na vida do profissional da saúde, pois os acidentes de trabalho estão relacionados tanto às condições de trabalho quanto ao trabalhador em individual. O estudo demonstrou alguns riscos de acidentes como técnicas inadequadas que foram adotadas, falta de atenção, jornada de trabalho prolongado e má condições de trabalho. É visível que a confiança do trabalhador em si é altíssima,fazendo com que a Norma Regulamentadora fique apenas na teoria.

Palavras-Chave: Biossegurança. Risco ocupacional. Saúde do trabalhador. Enfermagem.

INTRODUÇÃO

O risco de acidente de trabalho por exposição a material biológico e suas repercussões na saúde do trabalhador há muito tempo vem sendo alvo de estudo e avaliações. É uma das principais e mais antigas preocupações mundiais, dasinstituições e dos trabalhadores da área da saúde, pois ao realizar suas atividades o trabalhador se expõe a alta frequência de manipulação das secreções e procedimentos invasivos que proporcionam ao trabalhador um risco imensurável à sua saúde. Este artigo aborda o acidente de trabalho envolvendo o profissional da área de enfermagem, no qual sofreu acidente com perfuro cortante com presença de materialbiológico em seu ambiente de trabalho. Remete também sobre comportamento do profissional momentos antes do acidente e será pontuado os prováveis motivos para que estes acidentes estejam acontecendo.
Para elucidar tais questões, foi traçado os seguintes objetivos: tendo em vista a importância da prevenção ou minimização da ocorrência de acidentes danosos à integridade das pessoas, o objetivo dopresente trabalho é de caracterizar os fatores predisponentes aos acidentes de trabalho, como os procedimentos realizados pelos trabalhadores de enfermagem descritos na literatura. Pontuar os prováveis motivos para que estes acidentes estejam acontecendo. Analisar estes e sugerir ações educativas para minimizar este problema internacional.
Todo modelo de gestão de segurança do trabalho que liga aocorrência de acidente ao comportamento do trabalhador e define o trabalhador como imperito, imprudente sem considerar as condições físicas do ambiente, tem uma visão superficial relativo a Segurança do Trabalho.
Está equivocado quem supõe que os erros cometidos pelo trabalhador durante suas atividades laborais, são de pura responsabilidade própria. A empresa também tem sua parte da culpa (20).
Orisco de acidente pode ser avaliado de acordo com a função do profissional e a proporção no qual este trabalhador tem contato direto com o paciente. O processo de trabalho da enfermagem é classificado por categorias profissionais, aos enfermeiros cabem as atividades de gerenciamento do serviço de enfermagem e execução dos procedimentos mais complexos. Para o técnico de enfermagem compete asatividades assistenciais.
Enfermagem é a profissão em que a maioria dos profissionais é do sexo feminino. Além da tarefa desgastante no ambiente hospitalar e da dupla jornada de trabalho, a mulher consegue harmonizar a profissão com atividade doméstica. Lembrando que trabalhadores da enfermagem realizam plantões de 24horas, um ponto facilitador para que o trabalhador tenha um distúrbio social,psicológico e biológico (21). Várias são as causas que podem ser citadas como responsáveis pelo desgaste do trabalhador, entre eles ritmos intensos de trabalho, longas jornadas de trabalho, ritmo mecânico do trabalho com repouso insuficiente, condições de trabalho e mobiliário inadequado. Uma preocupação crescente na Europa é o aumento de trabalhadores diagnosticados com estresse ocupacional. Cerca de...
tracking img