Enfermagem em oncologia e saude do trabalhador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BARBARA RODRIGUES PINTO
CAMILA APARECIDA BRAZ
ELKER PIMENTA GUIMARÃES
FELIPE HENRIQUE TERRA
JAQUELINE CRISTINA B. DA SILVA

HISTÓRIA TEORIAS DA ENFERMAGEM:
ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA E SAÚDE DO TRABALHADOR

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

Câncer é a terceira causa de morte no Brasil com aproximadamente 110.000 óbitos por ano. De acordo com esses números, os cuidados para com os pacientesoncológicos vêm sendo intensificados e mais especializados, sendo estes cuidados assistenciais de enfermagem prestados na forma holística (abrangente). O aumento do número de pessoas diagnosticadas com câncer inspira cuidados especiais, assim como a necessidade de profissionais qualificados.
Para a assistência em enfermagem oncológica é requerida qualificação dos enfermeiros na assistênciaintegral ao paciente oncológico, através de uma base sólida de conhecimentos técnico-científicos específicos da assistência de enfermagem oncológica, fundamentada nos aspectos clínicos, psicológicos, sociais, espirituais, políticos e ético. Também como pensamento crítico, inteligência emocional, liderança, capacidade de orientar a equipe, desenvolver pesquisas e realizar o gerenciamento baseado emresultados e mais, tratamento especializado e cuidados ao final da vida em decorrência da progressão do câncer.
Segundo o INCA, a prevenção primária constitui qualquer ação que visa a redução da exposição da população a fatores de risco do câncer, com o objetivo de diminuir a incidência da doença. Já a prevenção secundária abrange o diagnóstico precoce da doença e o seu tratamento imediato,aumentando as chances de cura, proporcionando a melhora da qualidade de vida e reduzindo as taxas de mortalidade (BRASIL, 2002).
O papel do enfermeiro é imprescindível na ação do cuidar, pois dentre suas competências está uma atuação direta em ações de prevenção primária e secundária no controle do câncer, desenvolvendo ações educativas, apoiando medidas legislativas e auxiliando no diagnósticoprecoce. Além dos atos de prestar assistência no tratamento, reabilitação, cuidados paliativos e atendimento aos familiares, e também no desenvolvimento de ações de integração junto aos profissionais da equipe multidisciplinar e a identificação de fatores de riscos ocupacionais para a prática de enfermagem na assistência ao paciente oncológico.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Hospitais especializados ehospitais gerais com atendimento em oncologia, serviços especializados em quimioterapia e consultoria. Desenvolvimento de ações Primaria e Secundaria e cuidados paliativos.
Primaria: ações que visam a redução da exposição da população a fatores de risco do câncer, com o objetivo de diminuir a incidência da doença.
Secundaria: diagnóstico precoce da doença e o seu tratamento imediato,aumentando as chances de cura, proporcionando a melhora da qualidade de vida e reduzindo as taxas de mortalidade.
Cuidados Paliativos: consistem na abordagem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, no enfrentamento de doenças que oferecem risco de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Isto significa a identificação precoce e o tratamento da dor e outros sintomasde ordem física, psicossocial e espiritual.

SALARIO DE MERCADO PARA QUEM TRABALHA NA ÁREA

Enfermeiro em Oncologia: – Salário entre: R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00.

LOCAIS QUE DISPONIBILIZAM O CURSO

* INCA – Instituição Nacional de Câncer
Residência em Enfermagem em Oncologia constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada a enfermeiros, sob a forma de cursosde especialização, caracterizada por ensino em serviço, sob a orientação de profissionais enfermeiros de elevada qualificação ética e profissional.
Durante o curso, o residente desenvolverá atividades teórico-práticas da assistência de enfermagem nas áreas: Clínica, Cirúrgica e Cuidados Paliativos.
Duração: 2 anos.
Carga horária: 3.840 horas.
Regime: 40 horas/semana.
Modalidade: Residência...
tracking img