Enfermagem do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O interesse pelo presente estudo surgiu enquanto profissionais enfermeiras, que no decorrer das atividades diárias, obtivemos a oportunidade de conviver com os conflitos, as emoções e as situações vivenciadas pelos profissionais de enfermagem.
A partir desta vivência foi observada a atuação do profissional de enfermagem durante o trabalho com o paciente, assim como oseu envolvimento e comprometimento com o mesmo. Foi verificado que possui grande interação com a clientela porque tem boa parte do tempo envolvida com o cuidado prestado ao cliente, convivendo com as angústias, medos e ansiedades dos pacientes por eles assistidos.
Este trabalho está inserido na linha de pesquisa de sustentabilidade e qualidade de vida, tendo como área predominante o comportamentohumano.
Em uma sociedade capitalista, o trabalho ocupa um lugar central na vida. É a partir dele que vivemos o presente e construímos o futuro, determinando à qualidade de vida alcançamos nossa realização.
Porém, junto com os benefícios do trabalho, há também os malefícios, como as cobranças, as incertezas, as responsabilidades, fatores que podem levar o indivíduo ao estresse, que se mostra emdiferentes formas em cada um de nós.
O ambiente do trabalho possui íntima ligação com o processo de adoecer, pois lida com o desgaste físico e emocional do trabalhador, principalmente o da área da saúde, que vivencia situações diárias que exigem grande carga emocional, tornando esta uma profissão de caráter estressante.
Segundo ALVES (1992), estudos realizados com trabalhadores da enfermagemevidenciou que as jornadas rotativas causam alterações no sono, distúrbios nervosos, além de desorganizarem a vida familiar e social dos trabalhadores. A categoria de enfermagem corresponde ao maior número de trabalhadores hospitalares, logo, estima-se que esses são os mais afetados por essas alterações e também por estarem em contato direto com o paciente, envolvendo-se ainda com sua história. Como aenfermagem lida com a vida e a morte de maneira muito próxima, está sempre atenta e procura se adaptar a essas situações desgastantes proporcionadas pelo estímulo estressor.
A enfermagem ao cuidar, mostra-se perspicaz quando assume o cliente. Segundo Colliére (1999), cuidar é um “ato de VIDA, no sentido de que representa uma variedade infinita de atividades que visam manter, sustentar a VIDA epermitir-lhe continuarem a reproduzir-se”. O cuidar tem uma visão holística, ajudando na prática da promoção da saúde, e procura a cura do cliente. O cuidar restaura o corpo.
Para GASPAR (1997) a profissão de enfermagem traz intensa agressão a saúde do trabalhador, tanto física como mental, já que esses lidam com o sofrimento, a doença e a morte de forma rotineira, não os permitindo se protegerdo desgaste causado por tais situações.Por estar exposto a fatores de risco inerentes a sua saúde, tanto no aspecto físico, como no químico e biológico, sua atenção necessita ser total para se esquivar desses perigos. Ao mesmo tempo, deve prestar assistência qualificada procurando realizar seu serviço de forma a não transparecer suas ansiedades e medos.
O processo de trabalho na saúde tevegrande evolução, fazendo com que os profissionais tornem-se cada vez mais qualificados e capazes para desenvolver seu papel, tendo que estar sempre acompanhando o desenvolvimento da tecnologia, que influencia diretamente o tratamento e o cuidado com o doente. Porém, algumas vezes tal comprometimento além de beneficiar pode trazer complicações para a vida do trabalhador de enfermagem.
O ambientehospitalar apresenta características muito específicas, como a carga horária exaustiva e condições de trabalho inadequadas que contribuem e podem prejudicar a qualidade do atendimento e a saúde do trabalhador. A carga horária exaustiva se faz necessário devido às baixas remunerações as quais são submetidas os profissionais de enfermagem. O salário insuficiente para atender suas necessidades sociais os...
tracking img