Enfermagem / anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Em termos mais restritos a clássicos, a anatomia confunde-se com morfologia interna, isto é, com o estudo da organização interna dos seres vivos, o que implicava em uma vertente predominante pratica que se concretizava através de métodos precisos de cortes de dissecação (dissecção) de seres vivos ou pra ser mais exatos de cadáveres, pelo menos em seres humanos com intuito de revelarsua organização estrutural.
O mais antigo relato conhecido de uma dissecção pertence ao grego Teofrasto (? -287), discípulo de Aristóteles. Ele chamou a de anatomia em grego “Ana Temnein”. O termo se generalizou, englobando todo o campo da biologia que estuda a forma e a estrutura dos seres vivos existentes ou extintos. O nome mais indicado seria morfologia que hoje indica conjuntos de leis daanatomia, pois, “Ana Temnein” Tem literalmente um nome bem especifico e significa apenas dissecar.
Nesse trabalho podemos ver o corpo humano e suas principais funções e como elas atuam juntas, entre elas os 206 ossos do corpo humano, e suas principais articulações e a maneira especifica de como os nossos músculos estão conectados aos nossos ossos.
Com tudo a Anatomia em sua parte teórica e comoela se adapta ao nosso cotidiano, e assim saberemos como é importante seu estudo nos dias atuais.

Figura [ 1 ]estudo de esqueleto em 1510, por Leonardo da Vinci.
Figura 1estudo de esqueleto em 1510, por Leonardo da Vinci.
Capitulo 01: Ossos Humanos
O esqueleto humano é constituído de dois ossos fundidos e individuais sustentados ecomplementados por ligamentos, tendões, músculos e cartilagem. Ele serve como um andaime que sustenta os órgãos ancora os músculos e protegem órgãos como o cérebro, pulmão e coração. Embora os dentes não se constituam de tecidos geralmente encontrados em outros ossos, os dentes são considerados ossos e são membros do sistema esquelético. O maior osso é o fêmur na parte superior da perna, e menor é oestribo no ouvido médio. Em um adulto, o esqueleto representa cerca de 14% do peso corporal total, e a metade desse peso é água.
Dentre os ossos fundidos, estão os da pelve e o crânio. Nem todos os ossos estão interligados diretamente: Existem três ossos em cada ouvido médio chamados ossículos que se articularem apenas uns com os outros. O osso hioide, que esta localizada no pescoço e serve comoponto de ligação para a língua, não se articula com os outros ossos do corpo, sendo apoiado por músculos e ligamentos.
Existem 206 ossos no esqueleto humano adulto. Esse número depende de se os ossos pélvicos - que não tem dominação de cada lado – são contados como um ou três ossos em cada lado (ílio, ísquio e púbis), se o cóccix ou cauda óssea é contado como um ou quatro ossos separados, e nãoconta wormianos variáveis entre suturas do crânio. Do mesmo modo, o sacro é geralmente considerado como um único osso em vez de cinco vertebras fundidas. Existe também um numero variável de pequenos ossos sesamóides, comumente encontrados em tendões. A patela ou rótula em cada lado é um exemplo de um osso sesamóide maior. As rotulas são contadas no total, uma vez que são constantes. O numero de ossosvaria entre os indivíduos e com a idade – recém – nascidos tem mais de 270 ossos alguns dos quis estão fundidos. Esses ossos são organizados em um eixo longitudinal, o esqueleto axial, ao qual o esqueleto apendicular esta ligado.
O esqueleto humano leva 20 anos para estar totalmente desenvolvido. Em muitos animais os ossos do esqueleto contem medula, que produz células sanguíneas.
Grande partedo esqueleto humano mantem o padrão segmentar antigo presente em todos os vertebrados (mamíferos, aves, peixes, repteis e anfíbios), com unidades básicas sendo repetidas. Este padrão segmentar é particularmente evidente na colune vertebral e na caixa torácica.
Principais funções dos ossos
Proteção: protege os órgãos internos, tais como cérebro e órgãos torácicos;
Apoio para músculos, como...
tracking img