Enfermagem 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnico em Enfermagem

Quando pensamos o Currículo do Técnico em Enfermagem nos preocupamos em estabelecer uma organização curricular estratégica para uma política de educação profissionalpermanente que possa contribuir para a mudança das práticas dos profissionais de saúde.
Ao invés de continuarmos pensando e atuando num modelo de atenção organizada basicamente por ações curativas,desenvolvidas depois que a doença está instalada e, principalmente no ambiente hospitalar, optamos por uma formação e conseqüente atuação profissional norteada pela concepção da promoção à saúde e daprevenção de doenças e de eventos que ocorrem nas diferentes fases das vidas das pessoas, nos diferentes espaços onde elas vivem (com ou sem domicílio, na comunidade, nas Instituições – creches, centros deconvivência, asilos) e onde elas trabalham. Partimos do princípio de que a doença se desenvolve em decorrência das maneiras que as pessoas vivem e trabalham e da disponibilidade de recursos que elas têmpara enfrentar essas situações.
Entendemos ainda, que a atuação do Técnico em Enfermagem constitui a prática de uma equipe, cuja atuação coletiva está voltada para a prestação do cuidado humanizado,nas fases do nascer, crescer, produzir, envelhecer, adoecer e morrer, nos mais diferentes contextos e ambientes da vida, contemplando as dimensões humanas: a psico-afetiva, psico-social e abiológica.
A organização curricular se caracteriza como currículo integrado de forma a se alternar, sistematicamente, as atividades em sala de aula e as atividades em diversos contextos onde ocorre ou deveriaocorrer a prática desses profissionais.
Está organizado em três módulos, sendo o primeiro comum a todos os demais cursos técnicos.
O MÓDULO II, com carga horária de 710 horas, contém cincounidades didático-pedagógicas:
• O papel do auxiliar de enfermagem na equipe de saúde: programação do cuidado;
• Ações específicas do auxiliar de enfermagem na Vigilância em saúde;
• Cuidado...
tracking img