Energias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
Engenharia Mecatrônica

MODELOS DE GESTÃO

...............................................................................................................................
Guarulhos
2010

MODELOS DE GESTÃO

A NATUREZAEM CENA

Utilizar a bicicleta como alternativa para a redução do nível de poluição atmosférica não é coisa inédita. Em Amsterdã, na Holanda, que tem uma população de 730 mil moradores, existem 600 mil bicicletas e conta com mais de 400 quilômetros de ciclovias, e exemplos assim se espalham pelo mundo. Na França, em julho de 2007, mais de 20 mil bicicletas foram disponibilizadas pelo poder públicoem 1250 locais diferentes da cidade de Paris, principalmente nas estações de metrô. Berlin, na Alemanha, adotou o sistema de bicicletas públicas localizáveis por satélite. O custo é oito centavos por minuto. Já a China parece que caminha em sentido contrário. País que sempre chamou a atenção pelo uso da bicicleta, agora vive a invasão automobilística. Só na capital chinesa mais de 2,4 milhões depessoas se locomovem de bicicleta diariamente, desde crianças escolares até profissionais de destaque na sociedade como o ambientalista chinês Liang Congjie, que diz usar a bicicleta desde a escola. Para ele já não é mais seguro pedalar pelas ruas de Pequim.
No Brasil várias são as cidades onde é crescente o uso das bicicletas como meio de locomoção, como é o caso de Curitiba que tem 120quilômetros de ciclovias que ligam 20 parques e bosques da capital paranaense. Estimativas apontam que na cidade, onde vivem 1,7 milhões de habitantes, existe uma frota de 121 mil bicicletas. A cidade de Sorocaba também se destaca através de seu Plano ciclo viário, que enfatiza a bicicleta como um meio de transporte saudável, pois possibilita o lazer, o esporte e uma melhor mobilidade urbana.
   Ao ter abicicleta como instrumento de sua prática, o ciclismo assume um papel importante na conjuntura político-ambiental da atualidade, pois a bicicleta além de possibilitar a prática esportiva, é também meio de transporte e o mais importante, não polui o ar com emissão de gases do efeito estufa, ao contrário do automóvel.

Energia Eólica

A energia eólica é a energia que provém do vento. O termoeólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo à Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis,auxilia na redução do efeito estufa. Em países como o Brasil, que possuem uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar importante no futuro, porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais escasso e que também vai ficar cada vez mais controlado.

Biocombustíveis

Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil. Normalmente é produzido apartir de uma ou mais plantas. Todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, mamona, soja, canola, babaçu, mandioca, milho, beterraba.
O processamento dessa matéria orgânica origina um óleo, que pode ser misturado aos derivados do petróleo (gasolina, diesel, etc.) ou utilizado puro. Os principaisbiocombustíveis são: etanol, metanol, biodiesel, bio-óleo, biogás, bioetanol, óleo vegetal e E85. Algumas dessas substâncias possuem uma porcentagem de derivados de petróleo, no entanto, a maioria é formada apenas por produtos de origem vegetal e/ou animal
Especialistas afirmam que a utilização do biocombustível oferece uma série de vantagens: emite menos gases poluentes durante a combustão,...
tracking img