Energias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Economizar energia elétrica é bom para o bolso e para o meio ambiente. O problema é que as residências de hoje estão repletas de aparelhos elétricos, mesmo as mais modestas. Saber quais são os vilões do consumo não é muito simples. Existem aparelhos de consumo alto, mas que são pouco usados durante o mês. Por outro lado, existem aparelhos de baixo consumo, mas que ficamligados ininterruptamente, por isso, só fazendo o cálculo na ponta do lápis para saber onde estão os ralos de consumo de energia elétrica em uma residência. Baixe a planilha a seguir para fazer um cálculo mais preciso do consumo em sua casa.
Pequenas mudanças nos hábitos diários e uso dos aparelhos eletrodomésticos podem reduzir a sua conta de luz no final do mês. A importância decontrolar o consumo está não apenas em economizar dinheiro, mas também em evitar o desperdício. “Daqui a 300 anos, a vida será diferente. Nossos netos vão reclamar da nossa geração, que foi a primeira a conhecer o problema das mudanças climáticas e do uso da energia e ainda não deu sinais definitivos de que vai resolver o problema”, afirma Agenor Gomes Pinto Garcia, consultor em eficiência energética eautor do livro Leilão de Eficiência Energética no Brasil.
Energia renovável significa todas as fontes de poder e energia que estão sempre disponíveis e que são duradouras. Alguns exemplos dessas fontes e como o seu poder pode ser convertido em energia:
• Energia Solar: a luz do sol é captada por painéis solares para produzir energia (calor e electricidade)
• Energia Eólica: aforça do vento é transformada em electricidade por turbinas eólicas
• Bio-energia: a energia produzida por processos biológicos (plantas e materiais derivados de plantas é também denominada biomassa) e convertida, por decomposição em recipientes especiais, em calor e electricidade
• Energia Hídrica: a força da água corrente transformada por turbinas em electricidade
• Energia Geotermal:a energia que se encontra no interior da terra e que é transformada em calor, por exemplo injectando água fria.






Os produtos etiquetados que apresentam o melhor desempenho energético em sua categoria poderão também receber um selo de eficiência energética. Isto significa que estes produtos foram premiados como os melhores em termos de consumo específico de energia e faz adistinção dos mesmos para o consumidor. Para os equipamentos elétricos domésticos etiquetados é concedido anualmente o Selo Procel. Para aparelhos domésticos a gás é concedido o Selo Conpet.


[pic]
É claro que um frigobar consome muito menos que uma geladeira duplex, embora ambos os equipamentos sirvam para o mesmo propósito. Pensando nisso, as classificações dadas pelaetiqueta de eficiência energética levam em consideração diversas características do aparelho em questão .Além disso, as análises comparativas são feitas e atualizadas periodicamente, permitindo que um produto recém-lançado e com uma maior economia de energia possa ser classificado como mais econômico que os outros modelos. Isso estimula a pesquisa de desenvolvimento de novas tecnologias e permiteque o consumidor tenha sempre os dados mais atualizados em suas mãos.


[pic]


Segue abaixo, dois exemplos para calcular quanto consome um determinado aparelho elétrico de sua casa, logo na seqüência estarei mostrando com uma tabela o consumo de energias dos equipamentos de minha casa.


Exemplo de cálculos
Eletrodoméstico: Telefone sem-fio
Potênciado aparelho: P=3,0 watts;
Tempo de utilização do aparelho:Como o telefone sem-fio fica ligado 24 horas por dia, o tempo em horas para trinta dias será: T=(24h/dia x 30dias) ::T=720 horas.
Aplicando os valores encontrados em W=P.T, temos: W=(3,0W x 720,0h) :: W=2.160,00Wh. Dividindo este valor por 1000, vamos obter W em kWh (quilo.watt.hora). Então, a energia consumida pelo telefone...
tracking img