Energias renovavweis

524 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO
O homem necessita de fontes de energia para manter, prolongar e tornar mais confortável sua própria sobrevivência, manipulando-as, através do tempo.
Iniciando sua manipulação com a descoberta do fogo, o homem préhistórico deu um salto nas suas rudes condições de vida, possibilitando o preparo dos alimentos, mantendo aquecidos e iluminados seus abrigos. Essa descoberta favoreceu a fixação do homem, que pôde deixar de ser nômade: um grande passo na evolução.
O homem conseguiu domar e usar a força animal, como única forma de produzir energia mecânica, utilizando-a no transporte de cargas, tração de veículos e para a movimentação de máquinas rudimentares.
Utilizando-se das fontes de energia disponíveis, continuou o homem a evoluir. O Sol, aquecendo o Planeta, favorecia-lhe as colheitas, na agricultura, e ele se utilizava dos ventos, como força motora. Inicialmente, nos barcos, para transporte nas águas, e posteriormente nos moinhos, para o processamento de grãos e irrigação das plantações.
A partir do século XVII e XVIII, com o desenvolvimento e utilização de máquinas movidas a vapor, e dos motores de combustão interna, é que notamos um grande avanço na utilização de energia para melhoria da produção. O desenvolvimento das máquinas a vapor e dos motores de combustão interna proporcionou um incremento significativo da potência e eficiência nas máquinas existentes, e que levaram à produção de novas unidades, com elevado aumento da produtividade.
O consumo de combustíveis, antes limitado às atividades domésticas e de subsistência, como aquecimento e preparação de alimentos, cresceu, exponencialmente. 2
Recentemente, com a evolução tecnológica, o homem necessita, cada vez mais, de energia, em todas as suas formas, com o crescimento, preporantemente, da utilização de combustíveis fósseis, consubstanciando-se assim a matriz energética mundial.
A atual utilização de fontes energéticas fósseis responde por aproximadamente 97% da

Relacionados