Energias renovaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS DE ENERGIA

Calor: é o termo associado à transferência de energia térmica de um sistema a outro - ou entre partes de um mesmo sistema - exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. Designa também a quantidade de energia térmica transferida em tal processo. O calor é uma das duas formas possíveis para se transferir energia de um sistema a outro.
A unidade para amedida de calor no Sistema Internacional (SI) é o joule (J).
Trabalho: é a força que provoca o deslocamento num corpo. Este não pode ser perpendicular ao deslocamento da força exercida. Este é a energia fornecida entre sistemas mecânicos ou a energia transformada de uma forma em outra forma.
A unidade para a medida (SI) é o joule (J).
Energia: conceito de energia está relacionado com acapacidade de por em movimento ou transformar algo. A energia é uma magnitude abstrata que está ligada ao estado dinâmico de um sistema fechado e que permanece invariável com o tempo. Trata-se de uma abstração que é atribuída ao estado de um sistema físico. Tendo em conta as suas diversas propriedades (composição química, massa, temperatura, etc.), todos os corpos possuem energia.
Potencia: A potência éa quantidade de trabalho (ou energia de uma força) efetuado por unidade de tempo, o que equivale à velocidade de mudança de energia num sistema ou ao tempo despendido para realizar um trabalho. Portanto, a potência é igual à energia total dividida pelo tempo.
A Unidade SI de potência é o Watt.

Sistemas de conversão de energia

Na generalidade dos casos, as fontes energéticas que utilizamosnão nos fornecem de imediato a energia que pretendemos, por exemplo, podemos morrer gelados perto de uma pilha de lenha, mas se conseguirmos colocar a lenha em combustão, aí certamente a nossa sobrevivência estará garantida, ou seja é necessário accionar um mecanismo (combustão) de forma a converter a energia química contida na madeira em energia calorífica. 

Como referido no CapítuloIntrodução, a qualquer actividade está associada geração de energia desorganizada, não aproveitável, que dá pelo nome de entropia ou poluição, pelo que os sistemas de conversão de energia, são frequentemente responsáveis por grande parte da poluição resultante do consumo intensivo de energias, assim ao avaliar o impacto ambiental resultante da utilização de uma determinada fonte energética, é fundamentalcontabilizar a poluição gerada por todo o processo de conversão de energia até que finalmente se possa, por exemplo, ligar um interruptor e iluminar um espaço.

Para além da energia química dos alimentos que sai fora deste contexto e como tal não será abordada, basicamente o Homem actual necessita de luz, calor, electricidade e energia mecânica (movimento). Assim, torna-se necessário converter asfontes energéticas anteriormente abordadas de forma a conseguirem satisfazer as necessidades energéticas da sociedade moderna. Para tal, são utilizados, isoladamente ou de forma combinada, um conjunto de sistemas de conversão de energia, sendo que uma determinada fonte energética só tem interesse se for possível a sua transformação numa manifestação energética directamente utilizável pelo Homem,ou pelos processos industriais que este utiliza.

Seguidamente, serão abordados alguns dos sistemas de conversão energética que o engenho humano tem vindo a desenvolver.

Energia primária, energia final e energia útil

Energia final é a energia tal como ela é disponibilizada, nas suas várias formas (eletricidade, combustíveis, gás, etc.), às atividades económicas e às famílias, contrariamenteà energia primária, que é a energia tal como entra no sistema energético.
A energia primária sofre transformações para dar origem à energia final (por exemplo, o carvão – energia primária - pode produzir eletricidade – energia final). Como essas transformações têm sempre rendimento inferior à unidade, a energia primária é sempre maior que a energia final que lhe corresponde.
Por exemplo, se...
tracking img