Energias renovaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENERGIA SOLAR

No parâmetro de geração de energia proveniente do Sol podemos identificar mais de uma forma de obtenção dessa fonte de bilhões de TW (TeraWatts), dentre elas, as que aproveitam o unicamente o calor emitido e, a especificada aqui, a que aproveita a luminosidade do Sol em um processo físico-químico.
Apesar de a energia solar poder ser obtida por diversas maneiras diferentes, nãose exclui a possibilidade delas se interligarem para aumentar a eficiência energética da usina geradora.

Geração:

A geração de energia elétrica através da fotoluminescência do Sol é composta, basicamente, de uma reação química simples, na qual se usa placas foto-sensitivas compostas de silício, que ao serem iluminadas, geram energia elétrica através da liberação de elétrons livres dasmoléculas de silício, percorrendo os condutores que unem as placas e fazendo aparecer uma diferença de potencial nos pólos positivos e negativos da placa fotovoltaica.

Apesar da geração ser conceitualmente simples, a energia é gerada na forma CC variável, por isso necessita de um banco de baterias que seja carregada ou um inversor grid tie para logo após fornecer CC fixa ao inversor de freqüência queirá converter essa energia alternada, 110 ou 220 volts e à freqüência de 60 Hertz, elevando assim seu custo e sua complexidade.

Impactos ambientais e Análise ponderada:

A potência das placas solares é dada pela relação W/m², o que indica o quanto de energia ela fornece relacionada à sua área de incidência de luz. No mais, as instalações de campos de placas fotovoltaicas não oferecem impactoambiental senão a utilização da área para a construção, o que a deixaria atrás dos parques eólicos que gastam bem menos espaço para a mesma potência energética.
O alto custo é um dos pontos fracos desse tipo de geração de energia, pois a utilização de baterias força a sua substituição periódica relativamente curta, em torno de 5 anos há de se trocar as baterias devido ao desgaste químico interno.Um segundo ponto fraco é a necessidade de proteção e manutenção das intempéries, em localidades onde há incidência de neve ou de tempestades de areia, deve-se tomar os cuidados necessários para que não haja obstáculos entre as placas e a iluminação do sol.
O ponto forte é sua facilidade em manutenções corretivas, já que se uma placa entra em falha, facilmente pode-se trocar a unidade geradorapor outra, ficando à frente da geração elétrica hidráulica, que por sua vez tem como principal dificuldade a manutenção corretiva caso alguma turbina entre em falha.

Energia Eólica

Definição
Denominada eólica é a energia cinética proveniente das massas de ar em movimento. Através de máquinas chamadas turbinas, ou, aerogeradores eólicas a sua obtenção é feita através da conversão da energiacinética de translação dos ventos em energia de rotação.
Por milhares de anos este tipo energia já vinha sido utilizada em atividades que envolvessem energia mecânica, tais como a moagem de grãos ou o bombeamento de água, sendo usada para o fim de produção de elétrica somente no final do século XIX e ainda assim somente as primeiras tentativas: um interesse maior neste de tipo de produção deenergia elétrica somente veio a surgir por volta da década de 70 com a crise internacional do petróleo.

Origem
Não havendo informações precisas sobre a sua aplicação, visto que feito já citado seu uso é proveniente desde a Antiguidade a fim de dar origem à Energia Mecânica, a Eólica é gerada basicamente pela movimentação das massas de ar provocada pelas diferenças de temperatura existentes portoda a superfície do planeta. Entre outras palavras, pode-se dizer que ela tem origem na Energia Solar e que feito a última citada é uma fonte de energia não só renovável, mas inesgotável.

Geração
A geração eólica ocorre pelo contato do vento com as pás do cata-vento, elementos integrantes da usina. Ao girar, essas pás dão origem à energia mecânica que aciona o rotor de um aerogerador, que...
tracking img