ENERGIAS RENOVÁVEIS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fontes de Enegia Renovável e Não Renovável.
- Energia Renovável.
A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente paraaquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente. A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energiasrenováveis.
A energia do Sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a energia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios naturais.
A geração de energia eólica está crescendo à taxa de 30% ao ano, com uma capacidade instalada a nível mundial de 157,9 milmegawatts (MW) em 2009,3 4 e é amplamente utilizada na Europa, Ásia e nos Estados Unidos. No final de 2009, as instalações fotovoltaicas (PV) em todo o globo ultrapassaram 21.000 MW6 7 8 e centrais fotovoltaicas são populares na Alemanha e na Espanha. Centrais de energia térmica solar operam nos Estados Unidos e Espanha, sendo a maior destas a usina de energia solar do Deserto de Mojave, comcapacidade de 354 MW.
A maior instalação de energia geotérmica do mundo é The Geysers, na Califórnia, com uma capacidade nominal de 750 MW. O Brasil tem um dos maiores programas de energia renovável no mundo, envolvendo a produção de álcool combustível a partir da cana de açúcar, e atualmente o etanol representa 18% dos combustíveis automotivos do país. O etanol combustível também é amplamentedisponível nos Estados Unidos.



Fontes de energia Renovável Sujas.
A energia não renovável é um tipo de energia esgotável, que pode se originar de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e urânio, utilizado na energia nuclear.
A energia não renovável também é considerada um tipo de energia suja, pois causa prejuízos ao meio ambiente e também ao homem, como a destruição deecossistemas, aquecimento global, chuva ácida, efeito estufa, dentre vários outros problemas. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre as energias consideradas não renováveis.
O petróleo é um óleo mineral de cor escura que foi formado há milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos, como plantas e animais decompostos no subsolo. Esse combustível é muito utilizado na forma degasolina, diesel, querosene, dentre outros, que produzem muita poluição, aumentando o efeito estufa. Como sabemos, o petróleo não é uma fonte renovável e se seu uso continuar acelerado, ele acabará nos próximos 30 ou 40 anos.
O gás natural, assim como o petróleo, também se encontra no subsolo, e foi formado há milhões de anos a partir do acúmulo de material orgânico. É um gás que polui menos do que opetróleo e o carvão mineral, mas a sua queima também contribui para o efeito estufa. O gás natural pode ser utilizado em indústrias, residências, automóveis e comércio; e caso se mantenha esse ritmo de consumo, as reservas de gás natural poderão se esgotar em 100 anos.
O carvão mineral é uma rocha orgânica encontrada no subsolo terrestre e retirada de lá através da mineração. Esse combustívelcomeçou a ser utilizado na Revolução Industrial para movimentar máquinas e locomotivas, sendo que nos dias atuais ele é utilizado na geração de eletricidade nas usinas termelétricas. É uma forma de energia que também polui o meio ambiente, contribuindo para o efeito estufa e o aquecimento global.
Na energia nuclear, também chamada de energia atômica, ocorre a desintegração do núcleo do elemento...
tracking img