Energias nao renovaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Energias Renováveis/
Não Renováveis
Energias Renováveis/
Não Renováveis









Energias não renováveis:
Apesar de associarmos frequentemente a palavra energia à energia eléctrica ou aos combustíveis, existem hoje, várias outras fontes energéticas, estas energias não renováveis são aquelas cujas as reservas se encontram na Natureza em quantidades limitadas

É considerado umafonte de energia não renovável, os combustíveis de origem fóssil (carvão mineral, petróleo , gás natural, urânio e plutónio). São também consideradas energias ‘’sujas’’ pois a sua utilização e exploração causam graves danos no meio ambiente e na sociedade.

Vantagens na utilização das energias não renováveis:
O crescente consumo destas matérias-primas tem levado à exaustão das reservas globaisque terá consequências na economia global.

Desvantagens na utilização das energias não renováveis:
Estas matérias-primas provocam distúrbios na saúde pública, um grande impacto ambiental resultante da exploração de jazidas fósseis e alterações climáticas.

Petróleo:
O Petróleo é um óleo mineral de cor escura e cheiro forte, constituído basicamente por hidrocarbonetos que se formam emambientes com grande abundância de matéria orgânica e pouco oxigénio. É um combustível muito perigoso para o ambiente em todas as fases do seu consumo. Pensa-se que com o actual ritmo de consumo, as reservas de petróleo se esgotem nos próximos 30 ou 40 anos.

Aplicações:
O petróleo é utilizado para fazer gasolina, querosene de aviação (combustível de aviões), querosene de iluminação (utilizado comofonte de luz), é um combustível doméstico, é utilizado na produção de gasóleo (utilizado em motores de ignição por compressão ou para aquecimento), nos lubrificantes que reduzem o atrito ( na pavimentação de estradas)
Também são utilizados nos silicones e em medicamentos.

Vantagens do uso do Petróleo:
É uma fonte de energia de matéria-prima para as indústrias petroquímica, para afertilizantes, pavimentações de estradas, etc….

Desvantagens do uso do Petróleo:
É um combustível muito poluente (efeito estufa) e o facto de o mundo estar dependente do uso do petróleo devido ás suas imensas utilizações e ele estar cada vez mais a esgotar-se e isso faz com que muitos países ambiciosos lutem para esse combustível.

Carvão:
O carvão é uma energia fóssil extraído nas exploraçõesmineiras. O carvão é uma rocha orgânica constituída essencialmente por carbono. É o combustível fóssil que se estima a ter maiores reservas, aproximadamente 200 anos e que tem maiores impactos ambientais, em termos de poluição e alteração climática porque emite Co2, So2 e Nox.

Aplicações:
Á que saber utilizar o carvão de forma racional.
Inicialmente, o carvão era utilizado em todos os processosindustriais mas também a nível domestico, em fornos, fogões, etc. Foi também o primeiro combustível fóssil a ser utilizado para a produção de energia ecléctica nas centrais térmicas.

Vantagens da utilização do carvão:
O seu preço de extracção é baixo. O seu alto rendimento no aquecimento de caldeiras e fácil manipulação na produção de energia térmica depois convertida em energia eléctrica ououtra.

Desvantagens da utilização do carvão:
A sua principal desvantagem é o seu alto índice de carbono, o que o torna um dos combustíveis fósseis mais poluentes, senão o maior. 

Gás natural:
O gás natural, tal como o petróleo, é um hidrocarboneto, que se formou há milhões de anos a partir de sedimentos de animais e plantas. É extraído do subterrâneo tal como o petróleo mas a única diferençaentre os dois é que este pode ser directamente utilizado, sem ser necessário refinação. O Gás natural, em relação a outros combustíveis fósseis, apresenta um menor grau de poluição.
Aplicações:
O gás natural é largamente utilizado em residências para aquecimento de chuveiros e nos fogões.. Ele pode ser utilizado ainda para aquecer saunas, piscinas, lavadoras e secadoras de roupa, em sistemas de...
tracking img