Energias limpas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA 2: Tecnologias para geração de energia alternativa para residências




Existem vários tipos de geração de energia alternativa que agridem menos o meio ambiente e são retornáveis, pois o mundo de hoje está muito mais preocupado na preservação da natureza e com o futuro do planeta. Vamos dar exemplos dessas energias limpas, suas características e aplicações.

Energia eólica: É obtidaatravés dos ventos, ou seja, através da utilização da energia cinética geradas pelas correntes atmosféricas. A conversão de energia é realizada por meio de um gerador que é acoplado a um eixo que gira com a força do vento nas pás da turbina. Para o funcionamento das pás são precisos ventos com velocidades superiores a 3,6 metros por segundo. Além disso podem ser utilizadas em conexão com as redeselétricas já existentes ou em lugares isolados. Uma outra forma de aproveitamento dos “cataventos” é a aplicação em moinhos para moer grãos e bombear água, tendo assim dupla funcionalidade. A geração desta energia está crescendo à taxa de 30% ao ano, com uma capacidade instalada a nível mundial de 157,9 mil megawatts (MW) em 2009, e é amplamente utilizada na Europa, Ásia e nos Estados Unidos. Nofinal de 2009, as instalações fotovoltaicas (PV) em todo o globo ultrapassaram 21.000 MW[6][7][8] e centrais fotovoltaicas são populares na Alemanha e na Espanha.[9] Centrais de energia térmica solar operam nos Estados Unidos e Espanha, sendo a maior destas a usina de energia solar do Deserto de Mojave, com capacidade de 354 MW.



Energia solar: É obtida pela luz do sol, captada atravesde paineis solares. Atraves de coletores solares, a energia solar pode ser transformada em termica e usando paines fotovoltaicos a energia luminosa pode ser transfomada em eletrica. A radiação solar trazida para a terra tem energia milhares de vezes maior que a quantidade consumida aqui. Uma grande vantagem da energia solar é que ela permite a geração de energia, no mesmo local de consumo,através da integração da arquitetura, quase eleiminando completamente as perdas ligadas ao transporte que representam cerca de 40% do total gerado E a instalação de paines fotovoltaicos para absorver a energia solar é uma solução para levar eletricidade para residencias, escolas e postos de saúde em regiões que ainda não possuem serviço de distribuição de energia elétrica. Uma outra forma deutilização e redução de custos, é a aplicação de garrafas pet como lampadas. O setor resindencial corresponde 24% do consumo total de enegia consumida no pais e dentro deste setor 26% do consumo é atribuido ao aquecimento de água, postanto se trocarmos este consumo para o aquecimento da água pela energia solar estaremos reduzindo em 6% o consumo total de energia eletrica. Esta energia é limpa, não ocasionapaluição além de dispensar o uso de turbinas e geradores, no entanto o custo para realização desse processo ainda é elevado. Porém, apenas uma minúscula fracção da energia solar disponível é utilizada.


Biomassa: Obtida através da decomposição de material orgânico desperdiçados tanto no campo como em indústrias. Do ponto de vista da ecologia, é a quantidade total de matéria viva existentenum ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Na geração dessa se excluem os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. Considera-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis nãose renovam a curto prazo. É através da BIOMASSA que se obtem a produção do BIOGÁS, além de produção de adubo. A reutilização deste material descartado contribui muito para o meio ambiente reduzindo a produção de lixo. Geralmente esta energia é utilizada em area rural. Um grande exemplo é o sul do Brasil na divisa com a Argentina, onde existe um projeto (projeto Alto Uruguai) tem como promover...
tracking img