Energias alternativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Ambiental

Introdução à Engenharia Ambiental

Energias Alternativas

Acadêmicos:
Rodrigo Hennig Lovato
Guilherme Salayaran
João Pedro Perez Ilha
Michael Schneider
Leonardo Souza

Professor: Dionei Minuzzi Delevati

Santa Cruz do Sul, 30 de Setembro de 2011
INTRODUÇÃO
Desde o início do século XX, o mundo tem sofrido com a exploração de seus recursos naturais, com apoluição da atmosfera e com a degradação do solo. A utilização de combustíveis fósseis para a geração de energia é responsável por muitos destes impactos ambientais devido à emissão de dióxido de carbono na atmosfera, o que contribui para a deteriorização do ozônio, acelerando o processo de mudanças climáticas e do aquecimento global, já que este gás é um dos principais causadores do efeito estufa.Além destas conseqüências causadas pelo uso dos combustíveis fósseis, eles estão se esgotando. A previsão é de que, se continuarmos a utilizá-los no ritmo de hoje, as nossas melhores estimativas apontam que as reservas de carvão mundiais poderiam durar aproximadamente 200 anos, gás natural aproximadamente 60 anos e o petróleo quase 40 anos. A exigência de energia global aumenta exponencialmente àmedida que os países se industrializam e a população mundial cresce.
Por isso, pesquisas e projetos que estudam a utilização de recursos naturais para a geração de energias renováveis têm crescido enormemente nas últimas décadas. Tecnologias, consideradas no passado como exóticas, estão cada vez mais disponíveis no mercado, contribuindo assim para a redução de inúmeros impactos ambientais geradosna utilização de recursos naturais não renováveis.
As energias renováveis sempre foram utilizadas pelo homem ao longo da história. A queima da madeira para aquecer as suas casas, a energia do vento para empurrar os seus barcos de navegação através do mar e a energia solar para secar as roupas nos dão exemplos do uso em pequena escala. Hoje em dia a tecnologia nos permite aproveitar estas fontesde energias alternativas em escalas muito maiores, podendo fornecer energia a cidades inteiras de uma forma limpa utilizando como fonte a energia do vento, energia do sol, energia geotérmica, biomassa, energia dos oceanos, energia hidroelétrica, entre outras.

FONTES DE ENERGIAS ALTERNATIVAS

Energia Eólica

Este tipo de energia é obtido através dos movimentos em velocidade do ar, maisprecisamente, dos ventos. Em outras palavras, podemos definir como sendo a energia cinética contida nas massas de ar em movimento. Esse tipo de energia tem despertado cada vez mais o interesse das empresas e dos governos por ser a que mais cresce atualmente. Hoje, existem mais de 30 mil turbinas eólicas em todo o mundo, com uma capacidade de 40.000 MW.

Funcionamento

A transformação desta fonteenergética em eletricidade é feita mediante a utilização de turbinas eólicas denominadas de “aerogeradores” ou comumente conhecidos como “cataventos”. O projeto que se consolidou com o passar dos anos possui as seguintes características: Eixo de rotação horizontal, três pás (hélices), alinhamento ativo, gerador de indução e estrutura não-flexível.
Considerando outras formas de obtenção de energia,podemos considerá-la bastante simples. A pressão do vento faz girar um rotor com lâminas ou hélices. Esse rotor está conectado a um eixo que, por sua vez, está conectado a um gerador elétrico por meio de várias engrenagens. Através destas engrenagens a velocidade do eixo de rotação aumenta. O gerador é acionado com o movimento rotativo das hélices e assim gera-se energia elétrica. Se o ventoestiver muito forte, a turbina tem um sistema que impedirá as hélices de girar a uma velocidade muito alta e serem danificadas.
O transporte da energia produzida é feita por meio de rede com cabos subterrâneos e assim distribuída aos consumidores. Para sistemas menores, residenciais, a energia pode ser armazenada em baterias ou fazer funcionar equipamentos e aparelhos que utilizem aquecimento...
tracking img