Energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia





Tipos de Energia

Energia mecânica: está relacionada aos corpos do nosso cotidiano. É classificada em cinética (relacionada ao movimento), potencial gravitacional (relacionada à interação gravitacional) e potencial elástica (relacionada à compressão de materiais flexíveis).
Energia térmica: erroneamente também conhecida como calor, está relacionada à vibração de átomos oumoléculas em uma substância.
Energia elétrica: está relacionada às cargas elétricas (prótons, elétrons ou íons), estando elas em repouso ou em movimento.
Energia luminosa: está relacionada à luz. Esse tipo de energia é transportado pelas radiações eletromagnéticas, não sendo necessário um meio material.
Energia química: está presente na constituição da matéria.
Energia nuclear: é associada àatração de prótons e nêutrons, que permanecem coesos no núcleo dos átomos. Essa energia também é chamada energia de ligação entre os núcleons (constituintes do núcleo). É possível obter ou liberar a energia nuclear de duas maneiras: por fissão ou fusão nuclear. Na fissão nuclear, núcleos atômicos pesados são divididos em dois ou mais núcleos leves e há liberação de energia. A fusão nuclear pode sercompreendida como a união de dois núcleos atômicos, pois nesse processo dois núcleos atômicos leves se juntam para formar um núcleo mais pesado, liberando enormes quantidades de energia.
Energia por aniquilação de pares: na reação de matéria com antimatéria, as partículas desaparecem produzindo energia luminosa.








Fontes de Energia
Em nosso planeta encontramos diversos tipos defontes de energia, que podem ser renováveis ou esgotáveis. As principais são:
Energia Hidrelétrica

No Brasil, devido a sua enorme quantidade de rios, a maior parte da energia elétrica disponível é proveniente de grandes usinas hidrelétricas.
A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da água contida numa represa elevada.
Antes de se tornar energia elétrica,a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação.
O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rápida rotação ao receber a massa de água.
O último elemento dessa cadeia de transformações é o gerador, que converte o movimento rotatório da turbina em energia elétrica.
Um rio não é percorridopela mesma quantidade de água durante o ano inteiro. Em uma estação chuvosa, é claro, a quantidade de água aumenta. Para aproveitar ao máximo as possibilidades de fornecimento de energia de um rio, deve-se regularizar-se a sua vazão, a fim de que a usina possa funcionar continuamente com toda a potência instalada.
A vazão de água é regularizada pela construção de lagos artificiais. Uma represa,construída de material muito resistente - pedra, terra, frequentemente cimento armado - , fecha o vale pelo qual corre o rio. As águas param e formam o lago artificial. Dele pode-se tirar água quando o rio está baixo ou mesmo seco, obtendo-se assim uma vazão constante.
A construção de represas quase sempre constitui uma grande empreitada da engenharia civil. Os paredões, de tamanho gigante, devemresistir às extraordinárias forças exercidas pelas águas que ela deve conter. Às vezes, têm que suportar ainda a pressão das paredes rochosas da montanha em que se apoiam.
Para diminuir o efeito das dilatações e contrações devidas às mudanças de temperatura, a construção é feita em diversos blocos, separados por juntas de dilatação. Quando a represa está concluída, em sua massa são colocadostermômetros capazes de transmitir a medida da temperatura a distância; eles registram as diferenças de temperatura que se possam verificar entre um ponto e outro do paredão e indicam se há perigo de ocorrerem tensões que provoquem fendas.

A energia produzida pelas forças das águas dos rios é a responsável pela geração de 90% de toda a energia elétrica produzida no Brasil, e constitui-se em uma...
tracking img