Energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia Geotérmica
 
 
Índice de página: a bomba de sucção; vantagens; desvantagens; internacional e nacional; links.
 
A energia geotérmica é um tipo de energia que funciona graças à capacidade natural da Terra e/ou da sua água subterrânea em reter calor, e consiste em transferir esse calor, num sistema composto de canos subterrâneos e de uma "bomba de sucção de calor", para aquecer ouarrefecer um edifício.
 

central geotérmica
 
Uma bomba de sucção de calor é a componente do sistema que necessita de energia eléctrica para poder funcionar. O seu papel consiste em extrair energia térmica da Terra para um edifício durante o inverno e o contrário acontece durante o verão onde transfere o calor do edifico até uma zona mais fria da Terra, assim mantendo-o fresco.
Para isto serrealizável, a energia térmica tem de viajar através de um meio líquido (água subterrânea) contendo uma solução que previne a gelificação da água nos locais onde ela atinge temperaturas baixas.
 
Este sistema de funcionamento é exemplificado pelo seguinte esquema:
 

 
A mudança aquecimento/arrefecimento pode ser feita através de uma simples alteração num termostato de interior. Estasimplicidade é devida ao facto de que, uma vez que é no mesmo sistema de canos, que ocorrem estes dois processos, basta um carregar de botão para inverter o sentido de transferência do calor.
 
As vantagens dos sistemas geotérmicos são tais que:
 
permitem poupar energia (75% de electricidade numa casa) uma vez que substituem ar condicionado e aquecedores eléctricos.
são muito flexíveis, umavez que podem ser facilmente subdivididos ou expandidos para um melhor enquadramento, (e aproveitamento de energia) num edifício, e isto, ficando relativamente barato.
libertam relativamente menos gases poluentes para a atmosfera que outras fontes de energia não renováveis, como indicam os seguintes dados:
 


Porém, este sistema contém algumas desvantagens a ter em consideração:
 
senão for usado em pequenas zonas onde o calor do interior da Terra vem á superfície através de géiseres e vulcões, então a perfuração dos solos para a introdução de canos é dispendiosa.
os anti-gelificantes usados nas zonas mais frias são poluentes: apesar de terem uma baixa toxicidade, alguns produzem CFCs e HCFCs.
este sistema tem um custo inicial elevado, e a barata manutenção da bomba desucção de calor (que por estar situada no interior da Terra ou dentro de um edifício não está exposta ao mau tempo e a vandalismo), é contrabalançada pelo elevado custo de manutenção dos canos (onde a água causa corrosão e depósitos minerais).
 
A energia geotérmica é utilizada em muitas partes do planeta, com destaque para:
 
Tuscani, na Itália, onde em 1904 se passou, pela primeira vez, autilizar a energia geotérmica para a produção de electricidade.
Budapeste (Hungria), alguns subúrbios de Paris, Reykjavík (Islândia), e muitas outras cidades, que usam em grande escala a energia geotérmica para aquecimento doméstico.
a California, por ter a maior central geotérmica do mundo.
 
Em Portugal, a energia geotérmica é utilizada principalmente no Arquipélago dos Açores
 Início
 
Links para a energia geotérmica:
 
http://id.irel.gov/geothermal/index.html
 

 
 

Energia geotérmica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Princípio do uso da energia geotérmica
Energia renovável |
|
Biocombustível
Biomassa
Energia azul
Energia geotérmica
Energia hidráulica
Hidreletricidade
Energia solar
Energia maremotrizEnergia das ondas
Energia eólica |

| A Wikipédia possui o:
Portal de Ambiente |
Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de...
tracking img