Energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História do transistor
O transístor de silício e germânio foi inventado nos Laboratórios da Bell Telephone em 1947 e, inicialmente, demonstrado em 23 de Dezembro de 1948, por Bardeen, Brattain eShockley.
O termo provém do inglês transfer resistor, como era conhecido pelos seus inventores.
O objetivo do projeto era criar um dispositivo compacto e barato para substituir as válvulastermoiônicas usadas nos sistemas telefônicos da época.

Como se compõe o transistor
O transistor bipolar é constituído por três materiais semicondutor dopado. Dois cristais tipo n e um tipo p ou dois cristaistipo p e um tipo n. O primeiro é chamado de transistor npn e o segundo de pnp.

Base (B):dopagem leve e muito fina. Assim, a maioria dos portadores lançados do emissor para a base, conseguematravessá-la dirigindo-se ao coletor;
Coletor (C): mediamente dopado, coleta (recolhe) os portadores que vêm da base. Ele é muito maior que as outras camadas, pois é nele que se dissipa a maior parte dapotência gerada pelos circuitos transistorizados;
Emissor (E): fortemente dopado, tem por função emitir portadores de carga para a base (e- no transistor NPN e lacunas no PNP).

Aplicação:Amplificador de corrente; Amplificador de sinal; Chave eletrônica.

Polarização
1º caso – as duas junções reversamente polarizadas
Neste caso, não há circulação de corrente, pois as duas junções estãoreversamente polarizadas, deixado o dispositivo em situação de corte.
2º caso – as duas junções diretamente polarizadas
Neste caso, circula corrente pelas duas junções, estando o dispositivo emsituação de saturação .
3º caso – uma junção diretamente polarizada e a outra reversamente polarizada
Neste caso, circula corrente por ambas as junções, apesar da polarização reversa, pois aqui, ocorreo fenômeno denominada de efeito transistor .

Uma característica importante de um transistor é que ele controla a corrente que circula através dele. A maior parte da corrente circula do emissor...
tracking img