Energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Araguaia
Departamento de Engenharia Ambiental
Disciplina: Química Ambiental
Professor: Willian Juliano




















ENERGIA






Acadêmicos: Deborah Rodrigues
Eliane Pinto
Francis
               Layssa Cristina
               Rodrigo Batista














GOIÂNIA 2011/2

Faculdade Araguaia
Departamento de Engenharia AmbientalDisciplina: Química Ambiental
Professor: Willian Juliano







Acadêmicos: Deborah Rodrigues
Eliane Pinto
Francis
               Layssa Cristina
               Rodrigo Batista









ENERGIA





Trabalho realizado na disciplina de Química Ambiental com o intuito de complementar nota do segundo semestre letivo de 2011 tendocomo orientador da disciplina o professor Willian Juliano.















GOIÂNIA 2011/2

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04
2. FONTES DE ENERGIA 04
2.1 FONTES RENOVÁVEIS 05
2.1.1 Solar 32
2.1.2 Eólica 06
2.1.3 Hídrica 07
2.1.4 Biomassa 09
2.1.5 Geotérmica 11
2.2 FONTES DE ENERGIA NÃO-RENOVÁVEIS 13
2.2.1 Combustíveis Fósseis 15
2.2.2 Gás Natural 18
2.2.3 Carvão 19
3.CONCLUSÃO 20
4. BIBLIOGRAFIA 21


















1. INTRODUÇÃO

Energia é a capacidade de produzir trabalho, é um dos principais constituintes da sociedade moderna, é necessária para criar bens a partir dos recursos naturais e para fornecer muitos dos serviços dos quais temos nos beneficiado.
A energia permeia todos os setores da sociedade – economia, trabalho,ambiente, relações internacionais – assim como a vida do ser humano – moradia, alimentação, transporte, lazer e muito mais.
No decorrer da historia, a ampliação da capacidade produtiva das sociedades teve como contrapartida o aumento do consumo e a continua incorporação de novas fontes de energia. A modernização do Ocidente, passando de uma sociedade rural para outra, urbana e rica, foi possívelpela utilização de tecnologia moderna baseada em uma ampla serie de avanços científicos – os quais foram energizados por combustíveis fósseis.
Os suprimentos de energias são fatores limitantes primordiais do desenvolvimento econômico. O mundo se tornou interdependente e assim, o acesso a recursos energéticos adequados e confiáveis é central para o crescimento da economia.
Estima-se que naspróximas duas décadas o consumo de energia irá aumentar em torno de 100% nos países em desenvolvimento, associado a isso pode-se esperar um declínio da qualidade do ar urbano e a séria e intensa degradação do solo e das águas.
A energia é encontrada de muitas formas, o objetivo deste trabalho é identificá-las e estudar como elas podem ser usadas, entender os recursos energéticos e suas limitações, bemcomo as conseqüências ambientais da sua utilização.

2. FONTES DE ENERGIA
A energia é encontrada em formas como o vento ou a água corrente e armazenada em matéria, como os combustíveis fósseis – petróleo, carvão ou gás natural – que pode ser queimada por uma “ação vigorosa”.
As radiações provenientes do Sol constituem a principal fonte de energia da Terra. Cerca de 99% da energia térmicautilizada pelos ecossistemas provém desse enorme “gerador”. O restante da energia consumida pela ecosfera (1%) é obtida a partir de outras fontes, as chamadas fontes primárias de energia.
Entende-se que as fontes de energias primárias são aquelas convertidas pelo homem em outras formas de energia, ou seja, energia elétrica, energia química, energia térmica e energia mecânica. Essas formas deenergia são utilizadas para o desenvolvimento das diversas atividades humanas, além de possibilitar a sobrevivência do homem em locais que apresentam condições adversas. Dentre os principais usos de energia pela humanidade, destacam-se: aquecimento de ambientes, processos industriais, transporte, aquecimento de alto fornos, etc.
Os recursos energéticos primários são classificados em renováveis e...
tracking img