Energia e natureza: o uso da tecnologia a favor do meio-ambiente e da produção de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação:
Uma das preocupações da humanidade é a forma com que o planeta esta sendo degradado. Todos os dias nos deparamos com notícias relacionadas a poluição, tais como: tempestades, tornados no Sul do Brasil, desmoronamentos e alagamentos, gases do efeito estufa, águas contaminadas que prejudicam saúde da população local, e uma infinidade de outras notícias que preocupam a todos.Segundo o site da ASUMAS (associação sul-matogrossense de suinocultores), o Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de suínos, vindo a abater 6.662.691 suínos no ano de 2009. Esta produção de suínos gerou preocupação com o manejo dos dejetos produzidos, e isto fez com que as pessoas envolvidas fossem buscar recursos tecnológicos a fim de diminuir a poluição gerada pelos dejetos.Segundo boletim informativo BIPERS de agosto de 2002, “os contaminantes mais comuns do ar são: amônia, metano, ácidos graxos voláteis, etanol, propanol e outros. A emissão desses gases pode causar graves prejuízos nas vias respiratórias humanas e de animais, bem como a formação de chuva acida através de descargas de amônia na atmosfera, além de contribuírem para o aquecimento global.”
Um dosproblemas da produção suinícola é que; a maioria dos produtores procura seu crescimento econômico, mas não conseguem associar isso com o manejo dos dejetos de suínos para que estes poluam menos nosso ambiente, isso ocorre, principalmente pela falta de informações qualificadas aos produtores.
Com essa concepção geral, viso organizar o presente trabalho, de forma que os produtores de nossaregião e cidadãos em geral, possam ter uma maior acessibilidade a notícias, funcionamento, custos e benefícios econômicos de produção de energia e desenvolvimento de uma ótima e eficiente tecnologia criada hoje para o manejo dos dejetos suinícolas, o biodigestor. Levando em consideração a alta produtividade de suínos na região noroeste do Rio Grande do Sul, que tem como principal municípioprodutor nesta área, Nova Candelária, que produziu 3,34% dos suínos para abate do Estado em 2009.

Desenvolvimento:
Muitos produtores pensam que investir em tecnologias para a preservação do meio ambiente não trará recursos financeiros a sua propriedade e assim acabam desistindo de obter por elas.
O que não acontece com um biodigestor. Tomamos como exemplo a Orbe Brasilis e a KonzenSuinocultura que se preocupam com a qualidade de vida e com a qualidade do mundo onde vivemos. Um acordo feito entre essas duas empresas e divulgado pelo Jornal Semanal indica que a implantação de sistemas de tratamento de dejetos vem ganhando importância na atividade pecuária mundial. Além da preservação ambiental, esses sistemas de tratamento podem gerar grandes benefícios aos produtores.
Obiodigestor é um sistema de tratamento de dejetos, constituído de uma lagoa escavada no solo e revestida  por uma geo-membrana. Os dejetos em seu interior sofrem  uma fermentação da matéria orgânica com conseqüente produção do biogás pelos microorganismos fermentadores. Tem formato de balão que permite o acúmulo do biogás em seu interior até que este seja canalizado para o local onde seráutilizado. Além do biogás, produz também biofertilizantes, ambos podem ser aproveitados na própria propriedade ou propriedades vizinhas. O biogás pode ser usado como combustível substituindo o gás natural ou o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP “gás de cozinha”). Pode também ser utilizado na produção rural como, por exemplo, no aquecimento de instalações para os suínos e como fonte de energia elétrica apartir de motores de explosão adaptados para funcionarem com o gás. Considerando que um metro cúbico (1 m³) de biogás pode gerar: 1,5 m³ de gás de cozinha;
1,43 KWh de eletricidade. (PORTAL DO AGRONEGÓCIO - 27/01/2009).
Já os biofertilizantes podem ser utilizados como adubo nas propriedades para o melhoramento do solo.
Tamanha é a importância dos biodigestores que, segundo o site...
tracking img