Energia e eletrificacao rural carvao mineral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARVÃO MINERAL

Professor Dr Humberto Vinícius Vescove UNIARA- Engenharia Agronômica

Carvão Mineral é um combustível fóssil natural extraído da terra por processos de mineração. É um mineral de cor preta ou marrom prontamente combustível. É composto primeiramente por átomos de carbono e magnésio sob a forma de betumes. Dos diversos combustíveis produzidos e conservados pela naturezasob a forma fossilizada, acredita-se o carvão mineral, o mais abundante.
Quase sempre em um pedaço de carvão achado ao acaso, podem descobrir-se vestígios de uma formação celulósica da madeira. No Brasil, essa história se inicia há cerca de 230 milhões de anos, na época em que a crosta da terra ainda estava convulsionada por terremotos, vulcões, furacões, vendavais e maremotos, que provocaramlentos ou violentos cisalhamentos e que fizeram nossas montanhas e nossos limites costeiros, separados dos da África, pelo Oceano Atlântico.

O QUE É CARVÃO MINERAL?

Naquelas épocas geológicas, arvores gigantes e toda sorte de vegetação, crescia, formando grandes e espessas florestas, favorecidas pela atmosfera muito rica em CO2, permitindo a intensificação da função clorofiliana e ocrescimento dos vegetais de forma extraordinária em um clima particularmente quente e úmido. O carvão é então a parte celulósica da vegetação, transformada pelo tempo, pressão, bactérias e outros agentes anaeróbicos, em uma massa carbonosa. É fácil imaginar as centenas de carvões que foram assim formadas. Sucessivas formações de florestas e sucessivos afundamentos podem ter ocorrido ao longo demilhares de anos em uma mesma região, e então, camadas e camadas de carvões diferentes serão encontradas.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carvao-mineral/carvao-mineral.php

CURIOSIDADES!
O carvão mineral foi formado pelos restos soterrados de plantas tropicais e subtropicais, especialmente durante período Carbonífero e Permiano. As alterações climáticas registradas no mundoexplicam por que o carvão ocorre em todos os continentes, mesmo na Antártida. Segundo a visão tradicional, os depósitos carboníferos se formaram de restos de plantas acumuladas em pântanos, que se decompuseram, fazendo surgir as camadas de turfa.

A elevação do nível das águas do mar ou o rebaixamento da terra provocaram o afundamento dessas camadas sob sedimentos marinhos, cujo pesocomprimiu a turfa, transformando-a, sob elevadas temperaturas, em carvão. Apenas o carvão de cor marrom (linhitos) têm origem estritamente a partir de plantas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carv%C3%A3o_mineral

CARVÃO MINERAL NO BRASIL
O carvão brasileiro foi descoberto em Santa Catarina, em 1827, na localidade de Guatá, município de Lauro Müller e foi inicialmente explorado por uma empresainglesa. Como o carvão catarinense era considerado de baixa qualidade, sua explotação deixou de despertar interesse para os ingleses, obrigando o Governo Federal a repassar a concessão para indústrias Brasileiras. As maiores jazidas de carvão mineral do País situam-se nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As menores, no Paraná e São Paulo. As reservas brasileiras totalizam 32 bilhõesde toneladas de carvão "in situ". Deste total, o estado do Rio Grande do Sul possui 89,25%, Santa Catarina 10,41%, Paraná 0,32% e São Paulo 0,02%. Somente a Jazida de Candiota, situada no sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, possui 38% de todo o carvão nacional, distribuído sob a forma de 17 camadas de carvão. A mais importante destas é a camada Candiota, com 4,5 metros de espessura, emmédia, composta por dois bancos de carvão. Em todos estes Estados, as camadas exploradas acham-se associadas às litologias da http://carvaomineral.blogspot.com/2006/09/carvo-mineral-no-brasil.html

COMPOSIÇÃO DO CARVÃO MINERAL
Composição Tipo % O2 % H2 %C

Celulose
Turfa Linhito Hulha Antracito

49.4
40.0 25.0 15.0 3.0

6.2
6.0 5.0 4.5 2.0

44.4
54 a 60 65 a 75 75 a 85 95.0...
tracking img