Energia solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia Solar

Introdução:

A Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol, e a posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.

Historia da Energia Solar:


Os primeiros usos da energia solar seperdem na distância do tempo. No Egito, por volta do ano 1450 aC, tinham estátuas de som do faraó Amenhotep III. O som produzido por estas estátuas foi uma conseqüência do ar aquecido em seu pedestal enorme, que estava oca e se comunicava com o exterior por um orifício muito pequeno.
Em 212 aC. Um dos primeiros engenhos de que se tem conhecimento, projetado por Arquimedes, tinha como funçãoreceber e direccionar toda a luz solar para as velas dos navios de forma a incendiá-los.
George Louis Leclerc (1707-1788) construiu um forno solar feito de 360 espelhos com um foco comum e demonstrou nos jardins do Palácio de Versalhes, acendendo uma pilha de madeira para 60 m.
O primeiro plano coletor de placa solar foi fabricado pelo suíço Nicolas de Saussure (1740-1799), e consistiude uma tampa de vidro e uma placa de metal negro dentro de uma caixa com o isolamento térmico adequado. Esse coletor solar foi usado para cozinhar.
Antoine Lavoisier (1743-1794), famoso químico francês que descobriu o oxigênio, experimentou com lentes de 130 cm diâmetro e quase derreteu a platina, cujo ponto de fusão é 17600C.
Em 1839 Becquerel descobriu o efeito fotovoltaico numeletrólito.
Em 1876 Adams descobre o efeito fotovoltaico em um semicondutor.
Em 1883 Charles Fritts constroi a primeira “célula solar“, com apenas 1% de eficiência.
Em 1900 inicia-se o uso de Sistemas de Aquecimento Solar (SAS) em residências nos Estados Unidos, que utilizavam reservatórios pintados de preto sobre os telhados.
Albert Einstein explica, em 1905, a física do efeito fotoelétrico.
Em1930 Shottky estabelece a teoria do efeito fotovoltaico.
No final da década de 50 e na década de 60 as células fotovoltaicas passam a ter aplicações espaciais, alimentando um satélite.
Em 1958 Vanguard I,o primeiro satélite artificial ‘alimentado’ por energia solar, é lançado com um painel solar de 100 cm², com 0,1 Wp de potência.
Em 1961 acontece a conferência: “Solar Energy in theDeveloping World”, promovida pelas Nações Unidas.
O satélite de comunicações “Telstar” é ‘alimentado’ por energia solar fotovoltaica em 1962.
Em 1963 a Sharp Corporation, do Japão,produz um módulo fotovoltaico de silício cristalino economicamente viável.
Em 1967 é lançada o Soyuz 1, a primeira espaço-nave tripulada alimentada com energia solar fotovoltaica.
Durante a década de70 as células fotovoltaicas são desenvolvidas e as aplicações terrestres superam as espaciais.
Em 1975, na Inglaterra, é construido o primeiro barco solar.
Em 1977 O presidente americano Jimmy Carter manda instalar painéis fotovoltaicos na Casa Braca, promovendo incentivos para os sistemas de energia solar.
Em 1983 a produção mundial de energia fotovoltaica ultrapassa 21.3 Megawatts.
Éfundado, em 1987, o “World Solar Challenge”, uma competição bienal de carros solares. Nessa competição, times formados por universidades e empresas competem numa corrida de 3.021 km, que cruza o centro da Austrália, de Darwin até Adelaide
Na década de 90 há utilização de tecnologia FV para eletrificação rural na maioria dos países em desenvolvimento.
Em 2007 o Vaticano anuncia a instalação desistemas fotovoltaicos em seus edifícios, para a conservação dos recursos da Terra.
Em 2009 a produção mundial de módulos fotovoltaicos alcança a marca de 9.340 MW.
Em 2011 ocorre uma queda vertiginosa de preços de dispositivos fotovoltaicos. Queda de vendas de sistemas fotovoltaicos na Europa. Empresas visam o Brasil, e fazem forte lobby para a inserção dos sistemas fotovoltaicos na América...
tracking img