Energia solar e baterias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia Solar e Baterias


Energia Solar

A busca de sistemas alternativos de energia é uma constante, devido ao aumento do consumo e da
dependência mundial sobre a geração de energia através de fontes não renováveis.
A energia solar é uma das fontes alternativas que pode suprir com grandes vantagens determinadas
necessidades, apesar de não ser uma solução total ou definitiva para oproblema.
A energia captada do Sol e devidamente acondicionada para sua utilização é uma das tecnologias mais importantes para o desenvolvimento sustentável. Sua utilização é de altíssimo interesse para aqueles que vislumbram um mundo equilibrado, ecologicamente correto,sem agressão à natureza.
Existem dois sistemas: térmica e fotovoltaica. A diferença reside nas suas diferentes formas dearmazenamento e, portanto, nas suas diferentes aplicações, enquanto a primeira é utilizada em sistemas de aquecimento ou para a obtenção de água quente, a segunda destina-se a transformar energia solar em eletricidade.
Energia por água quente:
Estas instalações são compostas por painéis que absorvem o calor do sol. O processo é simples: o coleccionador, geralmente plana, transforma o calor em energiatérmica, através do “efeito estufa”. O calor é armazenado para manter a alta temperatura da água deve ser usada quando necessário. É importante que o tanque tem capacidade suficiente para satisfazer as necessidades de um ou dois dias, também depende do número de usuários da mesma. Estes sistemas têm muitas aplicações: obtenção de água quente, aquecimento piscinas, para que possamos desfrutar de banhoslongos durante a maior parte do ano, aquecimento, refrigeração, e que para a obtenção de frio é necessária uma fonte de calor, aplicações na agricultura, tais como a secagem ou estufas, e na indústria, tais como instalações de dessalinização, que não impliquem poluição. O custo de instalação para fornecer água quente para três ou quatro pessoas são de cerca de 3000 €.
Energia através de sistemasfotovoltaicos:
são a descentralização da geração, ficando acessível a qualquer comunidade em qualquer local, por mais remoto que seja. A facilidade e baixo custo da instalação, transmissão e manutenção, juntamente com a longa duração e estabilidade de um sistema adequadamente projetado, proporcionam grande satisfação e retorno do investimento ao usuário.
Em resumo, o sistema passa a gerar energiagratuitamente, de forma confiável, sem necessitar de controle humano ou insumos.


Características da Energia Captada da Luz Solar


A geração de energia elétrica através da luz solar se dá através do uso de captadores chamados de
painéis fotovoltaicos. Não há a necessidade de controle humano pois funcionam automaticamente. Geram energia na presença daluz e não necessariamente a incidência direta da luz solar e interrompem a geração na falta desta. Isto significa que há geração mesmo em dias nublados, variando o rendimento da geração conforme há maior ou menor intensidade. A condição de ser modular, permite que se calcule a quantidade necessária de painéis para o uso presente, podendo posteriormente ser expandido, reduzido ou transferidoconforme uma nova necessidade.


Aplicações da Energia Solar


Aplicações vem sendo desenvolvidas de forma acelerada nos últimos anos, para o uso de energia solar. Tudo que é acionado por eletricidade é passível de utilizar energia solar. Se analisado a longo prazo,qualquer aplicação é vantajosa, no entanto, há aquelas com maior retorno doinvestimento em certas condições.


Aplicações com maior retorno "custo x benefício":

• Energização em locais afastados de linhas eletrificadas.
• Iluminação externa e interna de residências e locais públicos.
• Bombeamento d´água até 8000 litros dia.
• Irrigação por canais, microaspersão, gotejamento e hidroponia.
• Energização de equipamentos eletrônicos.
• Telecomunicações,...
tracking img