Energia renovavel, sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia Renovável, Sustentabilidade [1]
Monica Camphorst Dos Santos Morel[2]

RESUMO:

PALAVRAS-CHAVE: Termo A. Palavra representativa B. Expressão C.

1 INTRODUÇÃO
• Apesar da falta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna-se cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos recursos naturais. Nesse novo cenário “sustentável” de consumidores“verdes” foi necessária uma adaptação das organizações para continuarem a atender seu público. Assim, as empresas viram-se obrigadas a adotar uma abordagem sócio-ambiental. Para tanto, foi preciso a adaptação da produção em todas as suas etapas, a começar pela produção de energia, uma vez que seus antigos métodos poluíam o meio ambiente e destruíam ecossistemas.

• Esse trabalho tem porobjetivo definir sustentabilidade, mostrar sua importância e diferentes aspectos, bem como tratar da abordagem adotada p Sustentabilidade é um modelo de gestão de negócios que visa o retorno para os acionistas, ao mesmo tempo em que leva em consideração os impactos das operações no meio ambiente e na sociedade, protegendo recursos humanos e ambientais. Desta forma, uma empresa sustentável deve olharpara três aspectos:
• - Gerar lucro e retorno, sendo economicamente viáveis e eficientes
• .- Estar atento ao impacto das atividades, direta e indiretamente, sobre o meio ambiente.
• - Cuidar das relações com a sociedade, colaboradores e clientes.

• Esta concepção começa a se formar e a difundir-se junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando seconstata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies. O conceito de sustentabilidade comportasete aspectos principais.
• elas empresas e das novas fontes de energia renováveis.

A pouca compreensão do que seja “sustentabilidade”. Muitas pessoas associam-na à preservação do meio ambiente. É uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos.
Em decorrência dafalta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna-se cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos recursos naturais. Nesse novo cenário “sustentável” de consumidores “verdes” foi necessária uma adaptação das organizações para continuarem a atender seu público. Assim, as empresas viram-se obrigadas a adotar uma abordagem sócio-ambiental. Para tanto, foipreciso a adaptação da produção em todas as suas etapas, a começar pela produção de energia, uma vez que seus antigos métodos poluíam o meio ambiente e destruíam ecossistemas.
O objetivo deste projeto é definir sustentabilidade, mostrar sua importância e diferentes aspectos, tal como tratar da abordagem adotada pelas fontes de energia renováveis.



2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No início do século XX,o mundo tem sofrido com a exploração de seus recursos naturais, com a poluição da atmosfera e com a degradação do solo. O petróleo, por exemplo, considerado uma fonte tradicional de energia, foi tão continuamente extraído que seus poços já começam a se esgotar, pouco menos de 100 anos após o início de sua utilização efetiva. O carvão, um recurso ainda mais antigo, também é considerado esgotável.A energia nuclear, da mesma forma, nos alerta para o perigo dos resíduos radioativos. O uso das fontes tradicionais traça sua trajetória ao declínio, não só pela sua característica efêmera, mas por que é uma ameaça ao meio ambiente. Na esteira da questão ecológica, as chamadas “fontes alternativas de energia” ganham um espaço cada vez maior.
• 1.2 Sustentabilidade Econômica

•...
tracking img