ENERGIAS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS
A energia renovável é aquela provida de fontes capazes de se regenerar por meios naturais, portanto, são considerados inesgotáveis. Também é conhecida por energia limpa, pois durante o processo de produção de energia é gerado nenhum, ou poucos, resíduos poluentes.
ENERGIAS RENOVÁVEIS
Solar Existem duas formas de transformar a radiação solar em energia:através de painéis fotovoltaicos, que convertem a energia luminosa em elétrica; e através de coletores solares, que utilizam o calor solar na produção de energia térmica, isto é, aquecer água e ar.

O sol é a fonte de vida e origem da maioria das outras formas de energia na Terra. A cada ano a radiação solar trazida para a terra leva energia equivalente a vários milhares de vezes a quantidade deenergia consumida pela humanidade. Maiores produtores: Japão e EUA.

PRÓS: Fonte inesgotável de energia; equipamentos de baixa manutenção; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega. A energia solar permite a geração de energia, no mesmo local de consumo, através da integração da arquitetura. Assim, é possível levar energia elétrica a sistemas de geração distribuída, e quase eliminarcompletamente as perdas ligadas aos transportes, que representam atualmente cerca de 40% do total.

CONTRAS: produção interrompida à noite e diminuída em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol.
Eólica
Considerada mais limpa entre as renováveis, a energia eólica é obtida através da ação do vento em cata-ventos, que ao serem acionados produzem corrente elétrica. A energiaeólica tem sido utilizada desde a Antiguidade para mover os barcos movidos por velas ou operação de máquinas para movimentação das suas fábricas de pás.
Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA.
PRÓS: fonte inesgotável de energia; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega.

CONTRAS: poluição visual (um parque eólico pode ter centenas de cata-ventos) e, às vezes, sonora [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). Energia renováveis e não renováveis. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Energia-Renov%C3%A1veis-e-N%C3%A3o-Renov%C3%A1veis/44475313.html

MLA

"Energia renováveis e não renováveis" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Energia-Renov%C3%A1veis-e-N%C3%A3o-Renov%C3%A1veis/44475313.html>.

MLA 7

"Energia renováveis e não renováveis." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Energia-Renov%C3%A1veis-e-N%C3%A3o-Renov%C3%A1veis/44475313.html>.

CHICAGO

"Energia renováveis e não renováveis." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Energia-Renov%C3%A1veis-e-N%C3%A3o-Renov%C3%A1veis/44475313.html.