Energia quimica

Páginas: 25 (6097 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
Universidade de Cuiabá
Faculdade de Engenharia de Produção

Energia Química

Adilson Carlos da Silva Galvão
Ludyanne Pricilla Pereira
Adalto Sena
Edilaine Fonseca

Tangará da Serra
2013
Adilson Carlos da Silva Galvão
Ludyanne Pricilla Pereira
Adalto Sena
Edilaine fonseca

Energia Química
Trabalho da disciplina de Eletricidade Aplicada, Curso Engenharia de Produção, Universidadede Cuiabá.
Orientador: Prof Douglas Brustolin de Lima.

Trabalho da disciplina de Eletricidade Aplicada, Curso Engenharia de Produção, Universidade de Cuiabá.
Orientador: Prof Douglas Brustolin de Lima.

Tangará da Serra

Tangará da Serra

2013
INTRODUÇÃO

Energia é um atributo dos sistemas físicos proveniente de duas características: movimento e interação. Ambos são capazes de, porexistirem, realizar algum trabalho, micro ou macroscopicamente. Por estar em movimento, algo pode, ao interagir com outra coisa, quando colidir, fazer um trabalho. Por estar interagindo, um sistema é capaz de realizar trabalho sobre cada parte em interação. Energia é, justamente, o atributo de um sistema que lhe confere a capacidade de realizar trabalho (ou transferir calor, que é um trabalhomicroscópico).
A biomassa é uma das fontes para produção de energia com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Tanto no mercado internacional quanto no interno, ela é considerada uma das principais alternativas para a diversificação da matriz energética e a conseqüente redução da dependência dos combustíveis fósseis. Dela é possível obter energia elétrica e biocombustíveis, como obiodiesel e o etanol, cujo consumo é crescente em substituição a derivados de petróleo como o óleo diesel e a gasolina.
Os combustíveis são materiais capazes de liberar energia quando ocorre uma mudança em suas estruturas químicas. Possuem energia acumulada e podem queimar com certa facilidade. São usados, principalmente, para gerar energia e movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais, etc.Alguns combustíveis são utilizados também para gerar energia elétrica. A célula a combustível é um dispositivo que converte energia química de um combustível e de um oxidante em energia elétrica, de maneira contínua. Desse modo, é chamado de célula eletroquímica. Combina-se um átomo de oxigênio a dois átomos de hidrogênio produzindo água, energia elétrica e energia térmica.

Energia

A grandezaenergia, associada a esse atributo, mede o quanto de trabalho o sistema pode realizar. E trabalho é a ação de deslocar algo com aplicação de força, medido pelo produto do deslocamento pela componente da força em sua direção. Força é a medida da intensidade das interações. Tão logo o Universo surgiu, seus constituintes já apareceram em movimento e interagindo, isto é, possuindo energia. É precisoque fique bem claro, contudo, que energia não é uma entidade constitutiva do Universo, mas apenas um atributo dessas entidades, como também o são massa, carga, spin e outros. As entidades constitutivas do Universo são os campos, a matéria e a radiação. Em verdade, matéria e radiação são quantizações de campos fermiônicos e bosônicos, respectivamente, de modo que pode-se dizer que campo é a únicaentidade substancialmente constitutiva do Universo. As outras, o espaço e o tempo, também compõem o Universo, mas não são substanciais.
A energia é algo que nem mesmo a área de exatas, que estuda a energia, sabe definir. Existem diferentes tentativas de vários autores diferentes em busca de um conceito sobre o que seria energia. Nenhum desses relatos é aceito como sendo um conceito preciso econvincente. O que se sabe da energia é como se calcula o valor que ela exerce em determinadas situações. Apesar de já dominar e fazer uso de várias formas de energia, o seu conceito não foi e achado e, segundo alguns estudiosos, jamais será possível achar um conceito físico para ela. Dizer o que significa energia é transitório até mesmo pelas suas várias aplicações. Antes de qualquer coisa, vale...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia quimica
  • Quimica Energia
  • Quimica Energia
  • energia quimica
  • ENERGIA QUIMICA
  • A energia e a química
  • Energia e a Quimica
  • Energia quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!