Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP MANAUS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

A IMPORTANCIA DA ENERGIA NUCLEAR

B85233-0 Matheus Fontinele de Aguiar

Manaus – 2013
INTRODUÇÃO
Energia nuclear é a energia liberada nos processos de transformação de núcleos atômicos. Para gerá-la, os isótopos certos elementos se transformam em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares. Esse processo baseia-se, segundoAlbert Eistein, no princípio da equivalência de energia e massa, segundo a qual durante as reações ocorre emissão de energia. Os elementos mais usados como fonte de energia nuclear são: Tório, Urânio e Actínio.

ENERGIA NUCLEAR
Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, e afusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.
A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coréia do Norte, Paquistão Índia, entre outros.
Essaenergia serve na utilização de bombas nucleares, pode substituir outras fontes e também substituir alguns combustíveis.
A utilização dessa energia vem crescendo a cada dia. É uma das alternativas menos poluentes, permite adquirir muita energia em um espaço pequeno e instalações de usinas perto dos centros consumidores, reduzindo o custo de distribuição de energia.
Os dois tipos de reatoressão:
Reatores de fissão:
São divididos em: de água leve, de água pesada, de rápido enriquecimento e outros, dependendo da substância moderadora usada. Um reator de rápido enriquecimento gera mais combustível do que consome. A primeira reação em cadeia foi realizada num reator de grafite. A maioria dos reatores em uso para geração de energia elétrica no mundo é do tipo água leve. A novageração de usinas nucleares, denominada G3+, incorpora conceitos de segurança passiva, pelos quais todos os sistemas de segurança da usina são passivos, o que as tornam intrinsecamente seguras. Como reatores da próxima geração são considerados reatores de sal fundido. Ainda em projeto conceitual, será baseada no conceito de um reator de rápido enriquecimento.
Reatores de fusão:
O empregopacífico ou civil da energia de fusão está em fase experimental, existindo incertezas quanto a sua viabilidade técnica e econômica. O processo baseia-se em aquecer suficientemente núcleos de deutério até obter-se o estado plasmático. Nesse estado, os átomos de hidrogênio se desagregam permitindo que ao se chocarem ocorra entre eles uma fusão produzindo átomos de hélio. A diferença energética entre doisnúcleos de deutério e um de hélio será emitida na forma de energia que manterá o estado plasmático com sobra de grande quantidade de energia útil. A principal dificuldade do processo consiste em confinar uma massa do material no estado plasmático já que não existem reservatórios capazes de suportar as elevadas temperaturas a ele associadas. Um meio é a utilização do confinamento magnético.O funcionamento de uma usina nuclear é bastante parecido ao de uma usina térmica. A diferença é que ao invés de nós termos calor gerado pela queima de um combustível fóssil, como o carvão, o óleo ou gás, nas usinas nucleares o calor é gerado pelas transformações que se passam nos átomos de urânio nas cápsulas de combustível. O calor gerado no núcleo do reator aquece a água do circuito primário.Esta água circula pelos tubos de um equipamento chamado Gerador de Vapor. A água de outro circuito em contato com os tubos do Gerador de Vapor se vaporiza a alta pressão, fazendo gerar um conjunto de turbinas que tem junto ao seu gerador elétrico. O movimento do gerador elétrico produz a energia, entregue ao sistema para distribuição.
Apesar de a energia nuclear parecer a mais viável entre...
tracking img