Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As usinas nucleares surgiram após a Segunda Guerra Mundial. Da invenção dos raios X à criação da bomba atômica, a energia nuclear sempre causou polêmica. A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. Adivisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia. Os primeiros resultados da divisão do átomo de metais pesados, como o urânio e o plutônio, foram obtidos em 1938. A princípio, a energia liberada pela fissão nuclear foi utilizada para objetivos militares. Posteriormente, as pesquisas avançaram e foram desenvolvidas com o intuito de produzir energia elétrica. Noentanto, armas nucleares continuam sendo produzidas através do enriquecimento de urânio.

O que é energia nuclear
A energia nuclear é a energia liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos atômicos. As quantidades de energia que podem ser obtidas mediante processos nucleares superam em muitas as que se pode obter mediante processos químicos, que só utilizam as regiões externas do átomo. Algunsisótopos de certos elementos apresentam a capacidade de através de reações nucleares, emitirem energia durante o processo. Baseia-se no princípio que nas reações nucleares ocorre uma transformação de massa em energia. A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento podendo transformar-se em outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos;em outros se devem provocar a reação mediante técnicas de bombardeamento de nêutrons ou outras. Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, e fusão nuclear. A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis, não lançando na atmosfera gases tóxicos, e não sendo responsável pelo aumento do efeitoestufa.
Fissão Nuclear
A fissão nuclear é o processo de quebra de núcleos atômicos grandes em núcleos atômicos menores, libertando assim uma grande quantidade de energia.  Esta fissão nuclear ocorre através do bombardeamento do núcleo atômico pesado e instável com nêutrons,  esta fissão raramente ocorre de forma espontânea na natureza. Este processo, em reação  em cadeia, tem de ser realizado deforma controlada em condições de segurança absoluta, pois caso contrário pode provocar terríveis acidentes libertando altos níveis de radiatividade, este processo deve  ser realizado no reator nuclear, que é uma peça fundamental numa central nuclear. O urânio – 235, por exemplo, ao ser bombardeado com nêutrons, reparte-se em dois núcleos atômicos menores.

Este processo realizado de formasucessiva é denominado de reação em cadeia. Esta reação em cadeia denominada de controlada é o processo utilizado num reator nuclear.
Fusão Nuclear
A fusão nuclear ocorre quando dois ou mais núcleos de um mesmo elemento se fundem e formam outro elemento, liberando energia. Um exemplo de fusão nuclear é o que acontece o no interior das estrelas, quando quatro núcleos de hidrogênio se fundem para formarum átomo de hélio. Esse processo libera uma quantidade de energia muito maior do que a liberada no processo de fissão nuclear.

Enriquecimento do urânio
Inicialmente, o urânio é extraído de pedreiras ou de minas. Ele não é encontrado em sua forma natural, mas misturado a outros elementos diferentes. Em seguida, o urânio é separado dos outros elementos minerais e o que sobra é o óxido deurânio, conhecido como "yellow cake”. Depois, o óxido de urânio é convertido em um composto gasoso, o hexafluorido de urânio. Para ser enriquecido e transformado em combustível, o hexafluorido de urânio é processado em centrífugas nucleares. O gás é submetido a rotação em velocidades extremas. Os átomos de urânio mais pesados (U-238) se concentram no alto da centrífuga, e os mais leves (U-235) ficam...
tracking img