Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Referência bibliográfica:

L.S. Guimarães, J. R. L. de Mattos, A Opção Nuclear para Contribuir com uma Produção Limpa e Sustentável de Eletricidade. Internacional.
Internacional Workshop “Advancesin Cleaner Production” [do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear], São Paulo, n. 3, p. 2-7, Mai. 2011. Disponível em: < http://www.advancesincleanerproduction.net >. Acesso em: 21out. 2012

Tema do texto: A contribuição da energia nuclear no uso sustentável dos recursos
naturais

Delimitação (problematização, recorte, focalização) do tema:

A energia nuclear vemreduzindo substancialmente a utilização de combustíveis fósseis, sua implementação por um lado mais simplificada, podem ser facilmente colocados no litoral ou em pequenas regiões, utilizando água do mar pararesfriamento, diferente das usinas de queima de carvão que frequentemente instaladas pertos das minerações, que utilizam torres de resfriamento com água potável. Para continentes secos, usinas decarvão podem representar grande parte do abastecimento.
Certamente as energias renováveis, tais como solar, eólica, das marés ou geotérmica terá um papel importante para o futuro, mas o fato de que aenergia nuclear oferece tecnologia viável para uma economia prospera não pode ser ignorada.
A densidade energética evidencia a quantidade de combustível necessário para determinada quantidade deeletricidade, assim podemos concluir que também que a densidade energética esta ligada diretamente com a quantidade de resíduos produzidos, ou seja, quanto maior a densidade energética, menor a energiautilizada pela usina, consequentemente menor quantidade de resíduos.
Para produzir calor, o carvão, o gás natural e o petróleo utilizam reações químicas resultantes da força de ligação doselétrons, orbitando em torno do núcleo, o que representa menos de 1% da massa atômica, ou seja, 1% do potencial de energia armazenado no interior de um átomo. De forma a aproveitar a maior parte potencial...
tracking img