Energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 1
O que é a Energia Nuclear? 2
Fissão Nuclear 3
Fusão Nuclear 5
Central Nuclear 7
Aplicações na Medicina 9
Aplicações na Indústria 10
Aplicações no Ambiente 12
Impactos na Saúde 13
Energia Nuclear no Mundo e em Portugal 14
Vantagens e Desvantagens 16
Conclusão 18
Webgrafia e Bibliografia 19

Introdução
Este trabalho insere-se no Tema 4: Geologia,Problemas e Materiais do Quotidiano, capítulo 3: Exploração Sustentada de Recursos Geológicos.
A exploração dos recursos geológicos tem vindo a aumentar de forma dramática com o crescimento da população humana e com desenvolvimento industrial. Muitos destes recursos caminham para o esgotamento, o que torna urgente a adopção de uma exploração sustentada.
Os recursos geológicos são os bens denatureza geológica que existem na crusta terrestre e que podem ser utilizados pelo Homem. Se forem gerados a uma velocidade superior àquela a que são explorados, estes recursos são renováveis mas se, pelo contrário, são consumidos a uma velocidade superior àquela a que se formam, são designados não-renováveis.
Por vezes não são os materiais da Terra em si que são o recurso, mas sim as suas propriedadescomo o calor e a radioatividade que certas rochas e minerais libertam. Estes materiais são, directa ou indirectamente, utilizados para fabricar os mais diversos produtos usados no quotidiano e na maior parte das indústrias.
Os recursos geológicos podem-se dividir em: recursos hidrogeológicos, energéticos e minerais.
Neste trabalho vamos falar da Energia Nuclear, uma energia não-renovável que seinsere no grupo dos recursos energéticos e é obtido através da radioatividade libertada por determinados materiais.
Com este trabalho pretendemos aprender mais sobre este recurso, como é produzido, porque está a ser alvo de experiências, para que é utilizado e desenvolver uma opinião mais forte sobre as vantagens e desvantagens deste recurso.

O que é a Energia Nuclear?
A energia nuclear, comoo nome indica, é a energia que está no núcleo do átomo, é esta energia que faz com que as partículas básicas nucleares – protões e neutrões – se mantenham unidas. Obtém-se a partir de minerais radioactivos por processos que envolvem mudanças ao nível do núcleo dos minerais utilizados.
A radioactividade é a propriedade que alguns átomos instáveis possuem de, ao se desintegrarem ou partirem,emitirem energia sob a forma de radiação. O urânio-235, o césio-137, o cobalto-60 e o tório-232 são exemplos de elementos fisicamente instáveis e radioativos. Apresentam uma desintegração lenta e constante, liberando energia através de ondas eletromagnéticas (raios gama) ou partículas básicas com altas velocidades (partículas alfa, beta e neutrões) – 72000km/h. Estes elementos emitem portanto umaradiação constante.
O aproveitamento da energia nuclear é feito em centrais nucleares, dentro de um reactor em determinadas condições, devidamente controladas.
Com vista a fins antrópicos, os átomos têm que ser sujeitos a reacções de fissão nuclear através do bombardeamento do núcleo com um neutrão (separação dos núcleos de elementos pesados), ou de fusão nuclear (união de núcleos atómicosrelativamente leves). A libertação de energia nuclear, embora raramente, pode também acontecer na Natureza.
A energia nuclear resultante é medida em “mega-electronvolt”, de simbologia correspondente a MeV. 1 MeV corresponde a 1.602×10−13 Joule.

Fissão Nuclear
A fissão nuclear foi descoberta em 1938 por Otto Hahn e Fritz Straßmann, e explicada por Lise Meitner e Otto Frisch. A energia resultante dafissão nuclear tem sido utilizada desde 1942, na criação de armas nucleares e desde 1950, como geradora de electricidade.
Numa fissão nuclear, um átomo de grande massa vai dividir-se em dois átomos de uma massa muito menor. A massa que “desapareceu” foi a que foi dar origem à energia de acordo com a famosa equação E = mc2 formada por Albert Einstein. Esta equação mostra que a energia resultante é...
tracking img