Energia nuclear; usinas nucleares; reações nucleares; pontos positivos e negativos da energia nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia nuclear; usinas nucleares; reações nucleares; pontos positivos e negativos da energia nuclear

























Cabo Frio, 23 de novembro de 2012
Apresentação



Colégio Estadual Professor Renato Azevedo

Alunos:
Turma: Turno:

Professor:

Disciplina: FísicaAssunto: Energia nuclear; usinas nucleares; reações nucleares; pontos positivos e negativos da energia nuclear.



















Cabo Frio, 23 de novembro de 2012
Sumário

Apresentação ------------------------------------------------------------------------ Página 2

Introdução---------------------------------------------------------------------------- Página 4Conteúdo --------------------------------------------------------------------------- Páginas 5 a 9

• Energia nuclear ------------------------------------------------------------- Página 5


• Usinas nucleares ------------------------------------------------------------ Página 6

• Reações nucleares --------- ------------------------------------------------ Página 8
•• Pontos positivos e negativos da energia nuclear ----------------------- Página 9


Conclusão --------------------------------------------------------------------------- Página 10

Bibliografia ------------------------------------------------------------------------- Página 11































Introdução

Atualmente, a energianuclear vem sendo empregada em muitos países, tanto os desenvolvidos quanto os subdesenvolvidos, pois além de gerar uma grande quantidade de energia, os reatores nucleares não produzem gases tóxicos, conseqüentemente, não resultando na poluição do meio ambiente. Mas ao que vem de fato ser energia nuclear? Essa fonte de energia consiste no uso de reações nucleares, obtidas através de misturas demateriais radioativos, principalmente o Urânio. As usinas nucleares são instalações industriais que servem para produzir energia nuclear, e por ser caracterizada pelo uso de radioatividade, através destes materiais radioativos, produzem calor que por sua vez será convertido, através das reações, produzindo energia elétrica para um determinado fim. Essas reações nucleares nada mais são do que um processode reação que ocorre em um núcleo atômico. Eles acontecem quando um núcleo de um átomo recebe uma partícula qualquer subatômica, geralmente um nêutron livre, ou de outro núcleo. Sendo assim, diz-se que essas reações são transformações de massa em energia, pois é a modificação da composição do núcleo atômico de certo elemento transformando-se em outro elemento.
As construções nucleares são muitocomplexas devido às diversas tecnologias empregadas e, também, por conter um índice elevado de segurança, pois um pequeno descuido pode-se levar a perda total de controle levando a ocorrer um vazamento de materiais radioativos, comprometendo a saúde dos seres vivos.
Este trabalho teve como objetivo geral a informação do funcionamento de uma usina nuclear, esperando contribuir para a população asvantagens e desvantagens dos projetos nucleares.


























Energia nuclear

A energia nuclear é a energia liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos atômicos. Consiste no uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia para realizar movimento, calor e geração de eletricidade. As quantidades de energia que podem ser obtidas medianteprocessos nucleares superam em muitas as que se pode obter mediante processos químicos, que só utilizam as regiões externas do átomo.

Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de através de reações nucleares, emitirem energia durante o processo. Baseia-se no princípio que nas reações nucleares ocorre uma transformação de massa em energia. A reação nuclear é a modificação da...
tracking img