Energia Maremotriz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Energia Maremotriz

Energia maremotriz é renovável, a partir da qual se pode gerar eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água causado pelas marés. A energia maremotriz pode ser obtida através da energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa e da energia cinética das correntes devido às marés.
Em qualquer local a superfíciedo oceano oscila entre pontos altos e baixo, chamados marés, a cada 12h e 25m. Em certas baías, essas marés são amplificadas grandemente. Elas podem também criar ondas que movem a velocidade de até 18m por minuto.
Teoricamente tanto a energia cinética como a energia potencial dessas marés podem ser aproveitadas.
As marés, originadas pela atração lunar, representam uma tentadora fonteenergética. Em conjunto, a temperatura dos oceanos, as ondas e as marés poderiam proporcionar muito mais energia do que a humanidade seria capaz de gastar - hoje ou no futuro, mesmo considerando que o consumo global simplesmente dobra de dez em dez anos, o problema está em como aproveitar essas inesgotáveis reservas.
A Energia maremotriz é a conversão de energia criada pelo movimento da ondulação emenergia elétrica podendo ser obtida com um gerador maremotriz através de dois processos:
* Através de energia cinética causada pelo movimento das marés (ondas);
* Através de energia potencial utilizando a diferença de altura entre a maré baixa e a maré alta.
As marés estão relacionadas com a posição da Lua, do Sol e o movimento de rotação do planeta Terra. Estas oscilações são também uma fonteenergética que pode ser aproveitada em conjunto com a temperatura dos oceanos, ondas e marés para gerar energia elétrica.









1.1 Oscilação das marés
Todos os dias observam-se que o nível do mar não é o mesmo. Esse fenômeno de subida e descida das águas - recebe o nome de maré.
O ideal é que essas marés sejam afuniladas em Baías, assim, se constroem barragens com eclusas parapermitir a entrada e saída de água e se instalam geradores de eletricidade. Para que isso seja possível é necessário que haja no mínimo um desnível de 5 metros. O investimento para a construção é alto em função da eficiência que é baixa, ao redor de 20%.
Já os impactos ambientais mais relevantes estão relacionados com a flora e fauna, bem inferiores comparados aos dos lagos para hidrelétricasinstaladas em rios.

Sistema de geração de energia elétrica no qual você utiliza o movimento de fluxo das marés para movimentar uma comporta, que está diretamente ligada a um sistema de conversão, proporcionando assim a geração de eletricidade. As marés servem para gerar eletricidade que é obtida a partir do movimento regular, a cada 12 horas de elevação (fluxo) e abaixamento (refluxo) do nível domar.
O sistema mais utilizado é o de barragens, que consiste na construção de diques que captam a água durante a alta da maré. Essa água armazenada é então liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica. Uma usina de aproveitamento da energia das marés requer três elementos básicos: casa de força ou unidades geradoras de energia, eclusas, para permitir aentrada e saída de água da bacia, e barragem.
Do ponto de vista ambiental, a tecnologia mais apropriada de obtenção de energia das marés é a instalação de turbinas subaquáticas. Funcionam como moinhos de vento, mas são submersos e captam a energia das correntes geradas pelos ciclos de maré. Cada unidade gera entre 750 e 1500 KW dependendo da corrente local.


1.2 ENERGIA DAS ONDAS



Emgrandes massas de água, onde o alcance é muito longo (o vento sopra sobre a superfície numa distância muito grande), a fricção entre o ar e a superfície da água origina pequenas ondulações que crescem para ondas e, finalmente, transformam-se em enfunamentos. Estes enfunamentos medem tipicamente entre 1 e 3m desde a sua crista até à borda de água. Com tempestades podem até exceder os 25m. Estes...
tracking img