Energia limpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia Limpa
Com o passar dos anos o mundo vem em meio á constantes transformações em diversas áreas atuadas pelo homem, a principal delas é a área de produção de energia, uma área que vem por traz de polêmicas e diversas discussões.
A produção de energia vem sendo utilizada cada vez mais em grande escala no mundo de hoje, isso devido à necessidade de suprir a demanda de gastos de energiaelétrica pela população mundial, com isso diversas novas usinas vem sendo instaladas no mundo todo como usinas nucleares, usinas hidrelétricas, usinas termoelétricas, entre outras fontes de produção de energia que se espalham por todo o mundo. Por um lado essas instalações vêm conseguindo de certa forma cumprir seus objetivos, porém, a grande preocupação mundial passou a ser a degradação ao meioambiente causado justamente pelas grandes usinas. Para que fossem construídas foram necessárias que diversas áreas verdes fossem alagadas ou ate mesmo desmatas, no caso das termoelétricas, a queima do carvão gera uma grande quantidade de poluentes para a atmosfera. Essas e diversas outras preocupações com o meio ambiente e com o futuro do planeta levaram engenheiros a desenvolverem novas fontesprodutoras de energia, e assim foram surgindo fontes alternativas que vem sendo cada vez mais utilizadas por todo o mundo em preocupação ao meio ambiente, entre elas estão as principais a energia Eólica, energia Solar, Energia das marés, o Biogás e o Biocombustível, segue o principio de funcionamento de cada uma delas, suas vantagens e suas aplicações.

Energia Eólica
A energia Eólica surgiu apósmuitas observações feitas a muitas gerações passadas e que só foram possíveis ser aplicadas hoje devido ao grande empenho de engenheiros e pensadores em todo o mundo. Foi observado o que havia na natureza que poderia ser aproveitado para se utilizar, como o que dá a força para o giro dos motores, um elemento ilimitado sem riscos de erro, o elemento é o ar, o vento.
Para isso foram desenvolvidosespécies de ‘’cata-ventos’’ gigantescos, parecidos com os já utilizados moinhos, seu funcionamento ocorre com o principio do aproveitamento da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, empregando turbinas eólicas, que também são chamadas de aerogeradores, para a geração de eletricidade, ou cataventos, para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água. A implementação degeradores eólico no mundo foi parcialmente lenta, porém a sua utilização teve um grande salto de um ano para o outro. No ano de 2009 a capacidade mundial da geração de energia elétrica por meio eólico foi de aproximadamente 158 gigawatts, que é o suficientes para abastecer necessidades básicas de uma população do território brasileiro, mas podemos ver grandes saltos da quantidade de utilização,pois em 2008 a capacidade mundial era de 120 gigawatts e em 2007 certca de 59 gigawatts, podendo ser observado o quanto essa fonte de energia vem sendo admirada e utilizada por todo o mundo.

Como praticamente todas as criações, a energia eólica também possui suas vantagens e desvantagens em suas aplicações, principalmente em comparação com outras fontes de energia limpa existentes atualmente.Entre as vantagens estão:
- A fonte é inesgotável;
- Não emite gases poluentes e nem gera resíduos;
- Diminui a emissão de gases de efeito estufa.
Porém, algumas desvantagens também são notadas, entre elas estão:
- Nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração;
- Pode ser ultrapassado com as pilhas decombustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroelétrica.

- Provoca um impacto visual considerável, principalmente para os moradores em redor, a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem;
- Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante, as habitações mais próximas deverão estar, no mínimo a 200m de distância.
Em primeira instancia...
tracking img