Energia limpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente trabalho tem por objetivo nos trazer mais conhecimentos e informações, além de divulgar a importância da busca por novas fontes de energia que não acarretem tantos danos ao meio ambiente, ou ainda nenhum. Um tema que está sendo muito discutido na atualidade e que temos muito a aprender e valorizar.
Através de pesquisas e enquete com os alunos, pudemos saber qual onível de conhecimento deles sobre a energia limpa e assim traçar nosso projeto de pesquisa.













A NECESSIDADE DE SE ENCONTRAR NOVAS FONTES DE ENERGIA

As inúmeras e cada vez mais preocupantes interferências humanas na natureza como a exploração irracional, o desmatamento, o lixo nuclear; trouxeram muitas consequências ambientais.
É certo que a população aumentou e surgiu ochamado consumismo, mas precisamos combater a poluição e o uso desenfreado dos recursos naturais. Depois de tanto desleixo com a natureza já podemos sentir suas consequências como as alterações climáticas e a diminuição de recursos naturais.
O petróleo tornou-se o combustível mais importante da atualidade, somos muito dependentes dele, mas ele é uma fonte de energia não-renovável. Estima-se que semantidas as taxas de consumo atuais, suas reservas mundiais conhecidas se esgotarão em cerca de 35 anos.
O rápido esgotamento das fontes de energia, o aumento do consumo de combustíveis, a redução do fornecimento e o embargo do petróleo, assim como a contaminação do meio ambiente são alguns motivos que levam a humanidade a buscar opções de energia mais abundantes e menos poluentes- são aschamadas fontes de energia alternativas.
Desde 1800, a concentração de gás carbônico na atmosfera cresceu em média 30%. Em torno de cento e cinquenta anos, a temperatura média na terra subiu 0,8 ºC. Desta forma se nenhuma atitude for tomada o planeta podera ficar até 5 ºC mais quente até o fim do século.






As principais fontes de energia limpa

ENERGIA SOLAR:
É uma opção bastante viávele capaz de fornecer energia barata e limpa. A energia luminosa do sol é transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Já as placas solares usam o calor do sol para aquecer água e casas. Muitos países como Chipre, Israel e Estados Unidos, utilizam muito dessa energia para aquecimento de água e obtenção de energia.
A energia solar também pode ser uma opção paracomunidades isoladas no Brasil, que são beneficiadas pelo sol equatorial.

ENERGIA EÓLICA:
É uma ótima fonte alternativa de energia para regiões com potencial de vento. O vento gira as pás de um gigantesco cata-vento que aciona um gerador produzindo corrente elétrica. Trata-se de uma fonte de energia ilimitada nos lugares favoráveis e não emite poluentes no ar durante a operação.
Os paísesque mais fazem uso da energia eólica são respectivamente: Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, França e Espanha.

ENERGIA DAS MARÉS:
A energia elétrica pode ser obtida aproveitando-se o movimento das marés. Na maré alta a água enche o reservatório, acionando as turbinas; na maré baixa a água esvazia o reservatório, movimentando novamente as turbinas.
Assim, obtemos este tipo de energia apenasatravés de um reservatório, uma turbina e um gerador.
As centrais devem ser resistentes às intempéries e sensíveis para conseguir energia de ondas de altitudes diferentes.
Alguns países como França, Portugal, Alemanha e Japão já utilizam em pequena escala a energia das marés. No Brasil, podemos destacar o estuário do Rio Bacanga, em São Luis (MA), com marés de até 7 metros e a ilha de Macapá(AP), com marés que atingem até 11 metros. E Fundy (Canadá) e a baía Mont- Saint-Michel (França) ambas com mais de 15 metros.
Pesquisas visam tornar possível a obtenção em larga escala desse tipo de energia nas regiões costeiras.
A força das marés tem sido aproveitada desde o século XI, quando franceses e ingleses utilizavam esse artifício para a movimentação de pequenos moinhos. Porém,...
tracking img