Energia limpa - florestas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia
“Arthur de Azevedo”
Mogi Mirim
Curso tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Fontes de Energias Limpas

Benjamim Gomes
Everton Silvério
Flávia Boveloni
Guilherme Guedes
Mariana Laureano
Mario Simões

Mogi Mirim
2011

Faculdade de Tecnologia
“Arthur de Azevedo”
Mogi Mirim
Curso tecnólogo em Analise e Desenvolvimentode Sistemas

Fontes de Energias Limpas

Trabalho apresentado para composição de nota da matéria Comunicação e Expressão da Faculdade de Tecnologia “Arthur de Azevedo”- Mogi Mirim, do 2º semestre do curso tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.

Mogi Mirim
2011
SUMARIO

1. Introdução 4
2. O que é energia limpa? 5
3. Tipos de energia limpa 5
3.1 Biomassa 5
3.1.1Categorias de biomassa 6
3.1.2 vantagens da biomassa são: 8
3.2 Biocombustíveis 8
3.2.1 Vantagens 9
3.2.2 Biodiesel 9
3.2.3 Vantagens 9
3.3 Energia Eólica 10
3.3.1 Vantagens da Energia Eólica 10
3.3.2 Desvantagens da Energia Eólica. 11
3.3.3 Energia Eólica e o Brasil 12
3.4 Energia das Marés 13
3.4.1 Vantagens 13
3.4.2 Desvantagens 14
3.5 Energia Solar 14
3.5.1Funcionamento 15
3.5.2 Vantagens da energia solar 15
3.5.3 Desvantagens da energia solar 16
4. Conclusão 17
5. Referencias 18

LISTA DE TABELAS
Tabela 1 - Os 36 parques eólicos e fazendas eólicas do país em 2009. 13
Tabela 2 - Relação da eficiência de conversão de cada tipo de material que pode ser utilizado para a fabricação de células fotovoltaicas. 15

LISTA DE FIGURAS
Figura 1 –estacionamento com energia solar 14

1. Introdução
Para que os movimentos dos corpos aconteçam é necessária uma força chamada energia. Ela esta contida em todos os lugares, desde uma simples fruta que produz energia mecânica para que o corpo se movimente até os automóveis que usam a queima de combustível para produzir movimentação e transformar energia química em térmica, de movimento e até mesmosonora.
A energia tem diversas fontes, aquelas que são provenientes do sol, do vento, do mar, da mamona são conhecidas como energias limpas. São conhecidas assim por não agredirem tanto o meio ambiente como os combustíveis fosseis.
Recentemente a discussão sofre as fontes para obtenção de fontes de energias limpas e renováveis aumentaram consideravelmente por conta da necessidade de mudanças doshábitos da população mundial acostumada a gastar fontes fosseis.
Um fator importante para decisão de mudar a fonte de energia foi a poluição gerada pelo uso dos combustíveis fosseis. Com isso novos paradigmas surgiram para a renovação de fontes de energia.
Buscar novas fontes de energia que sejam limpas e sustentáveis é um desafio a seguir pelos países do mundo inteiro. O tema energiasrenováveis era mais moda que necessidade. Hoje, cada vez mais, cresce a percepção da necessidade das energias renováveis. |
|

"Vamos dar uma pequena permissão para a Natureza tomar o seu próprio caminho. Ela entende melhor de seus próprios assuntos do que nós." Michel de Montaigne

2. O que é energia limpa?
Energia é uma palavra derivada do grego - enérgeia - que significa ação. Energialimpa traz a idéia de ações limpas, ações que não promovem sujeira, o que reflete exatamente a sua atividade.
A sociedade está acostumada com fontes fosseis de energia, que são aplicáveis de todas as maneiras para obtenção de energia mecânica, elétrica e calorífica. Entretanto, por mais acostumada que esteja a população, um sinal de alerta vem sendo dado pelos cientistas e estudiosos, as fontesfosseis são esgotáveis e são também as responsáveis pelo que chama-se hoje de efeito estufa. Fator que vem causando graves mudanças climáticas como secas, cheias e furacões que não eram violentos até o meio ambiente sofrer tais impactos.
Portanto, energia limpa são aquelas que não agridem o meio ambiente e tem o mesmo valor eficaz que as de fonte fóssil. Em se tratando de movimentação de...
tracking img