Energia hoje e amanhã

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENERGIA HOJE E AMANHÃ
Energia hoje e amanhã é uma das maiores preocupações do mundo na atual. Com base nesta problemática que este projeto de aprendizagem foi desenvolvido no Instituto Estadual de Educação Santo Antônio (Santo Antônio da Patrulha, RS), nas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio e 3º do Curso Normal e na Escola Estadual de Ensino Médio Morada do Vale I (Gravataí, RS) com os alunosdo 2º ano do Ensino Médio tendo como objetivo principal introduzir o uso das mídias e tecnologias no ambiente escolar como forma de pesquisa e socialização dos assuntos: “energia e impactos ambientais”, identificando as diferentes formas de gerar energia, os benefícios e malefícios que envolvem cada uma dessas formas de energia, impactos ambientais relacionados, alternativas para evitar oudiminuir tais impactos. Com enfoque na importância dos recursos tecnológicos e na educação ambiental, este projeto trabalhou a utilização das mídias (computador, TV, vídeo) e a utilização de panfletos informativos como forma de divulgar aspectos sobre os temas abordados.
CONSUMO DE ENERGIA NO MUNDO
A energia necessária para abastecer o planeta aumentou em 922% durante o século passado. Na passagem doséculo 19 para o 20, o mundo consumia o equivalente a 911 milhões de toneladas de óleo, pouco mais do que usa hoje a América Latina. Mesmo se observado o consumo per capita, que segue o crescimento populacional, o uso de energia também aumentou, em 260%.
Dois bilhões de pessoas no planeta ainda vivem sem ter acesso à energia elétrica, dependendo exclusivamente da utilização de combustíveisfósseis. Somente na China, 100 milhões vivem nessa condição. Os 5% mais ricos da população mundial consomem 58% da energia disponível, enquanto os 50% mais pobres, menos de 4%.
O CONSUMO DE ENERGIA NO BRASIL
O maior problema enfrentado atualmente no país é o desperdício de energia elétrica que vem ocorrendo nas últimas décadas. Além do consumo ter aumentado naturalmente, cerca de 12% da energiaelétrica que o país produz são desperdiçados, ou seja, não são usados para nada, segundo dados da Eletrobrás. Esse número equivale a 7.500 megawatts (MW), ou o consumo de 40% das residências brasileiras.
Na verdade, desde 1995 o consumo de energia elétrica vem crescendo mais do que a capacidade de geração das usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares em funcionamento. Assim, o combate aodesperdício passa a ser a fonte de produção mais barata e mais limpa que existe, uma vez que gera economia e evita maiores impactos ao meio ambiente.
ENERGIA HIDRELÉTRICA
Energia hidrelétrica é um tipo de energia concebida a partir da força das águas, geralmente utiliza um rio para impulsionar as turbinas, além dos desníveis do relevo ou quedas construídas pelo homem. Apesar de aparentemente não sernociva ao ambiente, a geração de energia a partir de usina hidrelétrica requer a construção de enormes reservatórios que represam as águas de um rio de modo que formem quedas, responsáveis por movimentar as turbinas. Diante disso, percebemos que, ao represar um rio, enormes áreas são inundadas, cobrindo florestas, matando animais, comprometendo rios menores e seus peixes, além de fazendas antigas,povoados, cidades e etc. Nesse tipo de geração de energia é necessário que se tenha rios com grande volume de água e corram sobre relevo do tipo planalto, propiciando assim quedas de água. Em razão desse requisito, nem todo país tem condições naturais para a implantação de usinas hidrelétricas. Os países que possuem grande potencial para geração de energia hidrelétrica são: Rússia, Canadá, EstadosUnidos e Brasil. Todos eles possuem territórios de dimensões continentais e abrigam uma grande quantidade de rios.

ENERGIA SOLAR
Os raios solares que chegam até o nosso planeta, levando em conta apenas os continentes e ilhas, representam uma quantidade fantástica de energia, além de ser uma fonte energética não poluente e renovável. Ou seja, é uma fonte de energia inesgotável e gratuita.
As...
tracking img